LEITURA LITERÁRIA E META-APRENDIZADO: REFLEXÕES E SUBSÍDIOS PARA O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Conteúdo do artigo principal

Rodrigo Corrêa Martins Machado

Resumo

Este trabalho faz parte de uma pesquisa de pós-doutorado cujo objetivo foi investigar o ensino de Literatura na Educação Básica. No caso presente, a partir da constatação de que poucos são as investigações que se debruçam sobre ensino literário no Ensino Fundamental I, buscamos refletir acerca da importância da formação de leitores desde a infância, bem como da formação de profissionais capacitados para este empreendimento. Desta maneira, analisou-se um questionário aplicado a alunos do quarto período de pedagogia com intuito de investigar o conhecimento prévio dos licenciandos quanto a importância do ensino de literatura. Metodologicamente, este trabalho tem como base principal o conceito de Meta-aprendizado desenvolvido por Norman Jackson (2004). A partir de tal conceito, é possível refletir e  propor um ensino de literatura em que os conhecimentos e desejos dos alunos serão respeitados, contribuindo para que tornem-se sujeitos ativos na construção de seu próprio conhecimento, reconhecendo-os enquanto pessoas distintas que possuem maneiras diferentes de aprender. Ao analisar as respostas ao questionário, foi possível constatar que muitos dos licenciandos possuíam uma visão atrelada à ideia de que a literatura deva ser utilizada como pretexto para o ensino de outros campos do saber, desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, trabalho com gramática, ou gêneros textuais. Entretanto, também encontramos respostas em que a visão de ensino de literatura estaria diretamente vinculada à formação de leitores autônomos, capazes de escolher os seus próprios clássicos e de gerirem a sua própria construção de conhecimento e sentidos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Machado, R. C. M. (2018). LEITURA LITERÁRIA E META-APRENDIZADO: REFLEXÕES E SUBSÍDIOS PARA O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Caderno Seminal, 29(29). https://doi.org/10.12957/cadsem.2018.30923
Seção
Dossiê: Literaturas de Língua Oficial Portuguesa: desafios contemporâneos
Biografia do Autor

Rodrigo Corrêa Martins Machado, Universidade Federal Fluminense

Rodrigo Corrêa Martins Machado é Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, professor Adjunto da área de Didática de Língua Portuguesa e Literaturas do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense.