PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES COM O USO DE TEXTOS MULTIMODAIS

Conteúdo do artigo principal

Evandro Dias Amorim
Mirtes Ribeiro de Lira

Resumo

Resumo: A implementação de práticas pedagógicas interdisciplinares demanda a adoção de ações docentes inovadoras, capazes de promover a reorganização e ressignificação do conhecimento, como forma de adequar o ensino às reais necessidades da sociedade hodierna, e a multimodalidade por ser um fenômeno dinâmico, que congrega múltiplas linguagens e representações, torna-se um dos suportes imprescindíveis para a concretização destas ações. Este artigo apresenta um estudo sobre a produção científica nos mestrados profissionais em educação acerca de práticas pedagógicas interdisciplinares pautadas na utilização de textos multimodais. A pesquisa foi realizada no Banco de Dissertações dos Mestrados Profissionais em Educação em funcionamento no país e estendeu-se também aos seguintes periódicos: Revista Brasileira de Educação/ANPED, Educação e Pesquisa/USP e Educação e Realidade/UFRGS. O estudo foi direcionado às produções desenvolvidas entre os anos de 2012 e 2016. Os resultados obtidos na pesquisa demostram que os estudos referentes às práticas pedagógicas interdisciplinares e à utilização de recursos linguísticos multimodais na prática docente são ainda muito incipientes, tanto nos mestrados profissionais em educação, quanto nos periódicos acima referenciados.

 Abstract: The implementation of interdisciplinary pedagogical practices demands the adoption of innovative teaching actions, capable of promoting the reorganization and re-signification of knowledge, as a way of adapting teaching to the real needs of today's society, and multimodality as a dynamic phenomenon, that assembles multiple languages and representations, it becomes one of the indispensable supports for the accomplishment of these actions.. This article presents a study about the scientific production in the education professional master about interdisciplinary pedagogical practices based on the use of multimodal texts. The research was carried out in the Bank of Dissertations of Education Professional Master in operation in the country and also extended to the following periodicals: Brazilian Journal of Education / ANPED, Education and Research / USP and Education and Reality / UFRGS. The study was directed to the productions developed between the years 2012 and 2016. The results obtained in the research show that the studies referring to interdisciplinary pedagogical practices and the use of multimodal linguistic resources in teaching practice are still very incipient, both in professional masters in education and in the periodicals mentioned above.

 

 

Detalhes do artigo

Como Citar
Amorim, E. D., & Lira, M. R. de. (2018). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES COM O USO DE TEXTOS MULTIMODAIS. Caderno Seminal, 31(31). https://doi.org/10.12957/cadsem.2018.30457
Seção
Dossiê: Ensino de língua: recepção e compreensão
Biografia do Autor

Evandro Dias Amorim, Universidade de Pernambuco - Aluno do Programa de Mestrado em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares.

Possui graduação em Letras pela Universidade de Pernambuco - UPE (2000). É Especialista em Programação de Ensino de Língua Inglesa pela Universidade de Pernambuco - UPE (2003). Atualmente é professor de Língua Inglesa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia e da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa. É Mestrando em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares pela Universidade de Pernambuco.

Mirtes Ribeiro de Lira, Universidade de Pernambuco (UPE) Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UPE)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora adjunta da Universidade de Pernambuco, do Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - PROFLETRAS/UPE.