A POÉTICA DOS RESÍDUOS EM QUARTO DE DESPEJO: POR UMA DIETÉTICA DA ESCASSEZ

Conteúdo do artigo principal

Michelle Cristine Medeiros Jacob
Viviany Moura Chaves

Resumo

O escritor Roland Barthes já dizia que a literatura é um monumento por excelência, pois através dela pode-se discutir qualquer coisa. Em verdade a literatura traz possibilidades de estudos para compreender fenômenos ligados à condição humana. A obra Quarto de despejo de Carolina Maria de Jesus foi utilizada neste estudo como objeto de conhecimento, como corpus de pesquisa. Negra e pobre, Carolina se revela através dos seus diários como uma escritora afro-brasileira que enaltece temáticas de caráter social e proibitivo para a época dos anos 60. Nesse sentido, um dos temas mais marcantes e inarredáveis de sua obra é a mazela da fome. Este estudo objetiva compreender o papel da escrita como via para subjetivação e enfrentamento da situação de precariedade alimentar vivenciada pela poetisa. Por meio dos escritos de Carolina, acredita-se que a escrita funciona como mecanismo para produção de uma poética da dignidade no contexto da fome.

Detalhes do artigo

Como Citar
Medeiros Jacob, M. C., & Chaves, V. M. (2018). A POÉTICA DOS RESÍDUOS EM QUARTO DE DESPEJO: POR UMA DIETÉTICA DA ESCASSEZ. Caderno Seminal, 29(29). https://doi.org/10.12957/cadsem.2018.29997
Seção
Tema Livre
Biografia do Autor

Michelle Cristine Medeiros Jacob, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde também atua como professora do departamento de Nutrição. É mestre em Ciências Sociais e graduada em Nutrição pela mesma instituição.  Guarda interesse pelos seguintes temas: alimentação e literatura, alimentação e cultura, pesquisa qualitativa em Nutrição.

Viviany Moura Chaves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestranda em Ciências Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Guarda interesse pelos seguintes temas: alimentação sob a perspectiva da literatura, cultura e mídia.