VIAGEM A SÃO SARUÊ: O TEMA DA TERRA EM PERSPECTIVA SEMIÓTICO-ESTILÍSTICA E DIALÓGICA

Conteúdo do artigo principal

Morgana Ribeiro dos Santos

Resumo

Este artigo discute o tema da terra em que se vive ou da terra em que se gostaria de viver, elegendo-se como foco da investigação o poema de cordel Viagem a São Saruê, de Manuel Camilo dos Santos (1978). Observa-se, com o aparato teórico da Estilística influenciada pela Semiótica e da perspectiva dialógica, como as categorias dos substantivos e adjetivos/ locuções adjetivas contribuem para a arquitetura sígnica do texto, que constrói duas linhas isotópicas opostas: a da fartura na terra imaginária São Saruê e a da escassez experimentada pela população pobre do Nordeste, prejudicada constantemente pela seca e pelas injustiças sociais. Além disso, apresentam-se outros textos da literatura canônica e cordelística, assim como do cancioneiro popular, centrados na temática do lugar em que se vive ou do lugar paradisíaco, imaginário, a fim de sugerir propostas de leitura dialógicas e enriquecer a discussão sobre a exaltação da terra.

Detalhes do artigo

Como Citar
dos Santos, M. R. (2017). VIAGEM A SÃO SARUÊ: O TEMA DA TERRA EM PERSPECTIVA SEMIÓTICO-ESTILÍSTICA E DIALÓGICA. Caderno Seminal, 28(28). https://doi.org/10.12957/cadsem.2017.29272
Seção
Dossiê - Discutir, relatar, sugerir teorias, métodos, técnicas e práticas colaborativas na aprendizagem de línguas
Biografia do Autor

Morgana Ribeiro dos Santos, Instituto Benjamin Constant

Mestre em Língua Portuguesa pela UERJ. Doutoranda em Língua Portuguesa pela UERJ. Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Benjamin Constant, atuando no ensino de Língua Portuguesa a pessoas com deficiência visual. Participação do grupo de pesquisa Semiótica, Leitura e Produção de Texto – SELEPROT. E-mail: morgribeiro@bol.com.br.