A POTÊNCIA EPISTEMOLÓGICA DO PROVÉRBIO: UM NOVO LOCAL DE ENUNCIAÇÃO

Conteúdo do artigo principal

Lívia Maria Costa Sousa

Resumo

A proposta deste ensaio é refletir acerca da potência epistemológica e literária do provérbio, pensando a partir das teorias de Boaventura Sousa Santos, Édouard Glissant e Walter Mignolo. A presença de provérbios − expressão ou frase curta facilmente memorável, expressão de algo tido como verdadeiro a partir das observações práticas da vida − é uma constante sobretudo em textos de escritores africanos, como um efetivo marco daquela cosmovisão que valora sobremaneira a sabedoria dos antigos, seja no início da obra literária como chaves de leituras que vão preparar “o campo” para a narrativa subsequente, dando-lhe forte profundidade e significação. É notório, porém, perceber como esse gênero literário foi (e ainda é) apequenado pela tradição literária, cujo potencial epistemológico é deliberadamente recalcado, esquecido de nossas vistas, ainda que seja parte integrante e fundamental da narrativa.

Detalhes do artigo

Como Citar
Sousa, L. M. C. (2017). A POTÊNCIA EPISTEMOLÓGICA DO PROVÉRBIO: UM NOVO LOCAL DE ENUNCIAÇÃO. Caderno Seminal, 28(28). https://doi.org/10.12957/cadsem.2017.27697
Seção
Dossiê - Discutir, relatar, sugerir teorias, métodos, técnicas e práticas colaborativas na aprendizagem de línguas
Biografia do Autor

Lívia Maria Costa Sousa, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia(2014), Campus I, Salvador. Bolsista de Iniciação científica primeiramente pelo PICIN (UNEB) e em seguida pela FAPESB, realizando pesquisas acerca da Literatura Comparada, Literatura Africana de Língua Portuguesa e Estudos Culturais. Atualmente é mestranda em Literatura e Cultura na Universidade Federal da Bahia (2015), além de ser graduanda em Filosofia também pela Universidade Federal da Bahia. Leciona Língua portuguesa e literaturas, trabalha com edição e revisão de livros.