REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DO CURSO DE LETRAS SOBRE O DICIONÁRIO

Conteúdo do artigo principal

Mikaeli Cristina Macêdo COSTA
José Válter REBOUÇAS
Antônio Luciano PONTES

Resumo

Este trabalho contempla como finalidade principal analisar arepresentação dos professores do curso de Letras das três habilitaçõesdo CAMEAM-UERN sobre o dicionário, bem como discutir sobre olugar destinado a esse recurso lexicográfico no Programa Geral doComponente Curricular (PGCC). O contexto escolhido para a realizaçãodesta pesquisa foi a UERN, tendo como corpus para análise os programasdas disciplinas de Metodologias I (Espanhol e Inglês) e Didática da LínguaPortuguesa e o material discursivo obtido através de um questionáriorealizado com três professores que as ministraram. A partir dessepercurso investigativo, percebeu-se que os resultados da análiseapontaram que os PGCC de Metodologia I dos cursos de graduaçãoem Letras (Espanhol e Inglês) e o de Didática da Língua Portuguesada UERN não reconhecem o dicionário como ferramenta didática aser trabalhada numa disciplina de formação de futuros professoresde língua, uma vez que essas disciplinas não abordam propostas quefavoreçam a incorporação desse recurso de imprescindível importânciapara o ensino de língua nos conteúdos de seus programas.

Detalhes do artigo

Como Citar
COSTA, M. C. M., REBOUÇAS, J. V., & PONTES, A. L. (2015). REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DO CURSO DE LETRAS SOBRE O DICIONÁRIO. Caderno Seminal, 22(22). https://doi.org/10.12957/cadsem.2014.14884
Seção
Tema Livre