RADIOGRAFANDO AS COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR EM (TRANS) FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS NO PROJETO “TELETANDEM BRASIL: LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA TODOS”

Conteúdo do artigo principal

Kleber Aparecido da SILVA

Resumo

O presente artigo visa investigar se no processo de formação inicial, desenvolvido no TeletandemBrasil e envolvendo um professor mediador e um par de interagentes (um brasileiro e umestrangeiro), ocorre legitimação de crenças ou (re) construção de competências. Para odesenvolvimento desta investigação, temos como norte a seguinte pergunta de pesquisa: “Aprofessora mediadora legitima as suas próprias crenças e/ou cria condições para a (re) construção de competências?”.Para responder a esta pergunta, desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativointerpretativista(BROWN, 1988; NUNAN, 1992; MOITA LOPES, 1994), etnográfica virtual(HINE, 1998; GURIBE & WASSON, 2002). O referencial teórico é baseado em estudos sobreessas questões realizados em Linguística Aplicada que tiveram como foco o ensino de línguas pormeio de (Tele) tandem, o ensino reflexivo e a aprendizagem reflexiva e as competências doprofessor de línguas para o meio presencial e/ou virtual. No que tange aos reflexos das açõesrealizadas pela professora mediadora no sistema de crenças do interagente brasileiro, os dadosrevelam que a professora, por ter sólida formação em Linguística Aplicada e por estar engajada emum curso de pós-graduação Stricto Sensu (Doutorado em Estudos Linguísticos), possibilita meiospara que a interagente possa refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem de línguas,mostrando que as ações empreendidas pela mediadora nas sessões de mediação não são formas deapenas legitimar as crenças, mas de possibilitar condições para que a interagente (re) construacompetências e pense criticamente acerca do seu papel como professora ou como aprendiz delínguas.

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, K. A. da. (2014). RADIOGRAFANDO AS COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR EM (TRANS) FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS NO PROJETO “TELETANDEM BRASIL: LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA TODOS”. Caderno Seminal, 18(18). https://doi.org/10.12957/cadsem.2012.11883
Seção
Dossiê - Ensino de Línguas — L1, L2, Le, L2E, Libras e linguagens complementares