O GÊNERO “BLOG” E A PRODUÇÃO ESCRITA NA INTERNET: POSSIBILIDADES PARA A AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA/PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Conteúdo do artigo principal

Gabriel Nascimento dos SANTOS
Maria D’Ajuda Alomba RIBEIRO

Resumo

Pretende-se analisar as possibilidades de produção escrita na Internet através do gênero “blog” comalunos de Língua Estrangeira/Português como Língua Estrangeira (doravante LE/PLE). Opresente trabalho traz resultados e apontamentos analíticos de um projeto de Iniciação Científicaconcluído e de outro em andamento que se propõem investigar as ferramentas tecnológicas quepermitem o aprendizado de PLE. Para tanto, tenciona-se analisar a produção escrita dos estudantesde PLE participantes da pesquisa supracitada, tendo como fundamentação teórica os pressupostosda Sociolinguística e Linguística Aplicada, além de outras áreas afins. As análises deste trabalhoserão feitas através da coleta de dados dos textos em desenvolvimento pelos estudantespesquisados, tendo em vista o aprimoramento do aprendizado de Português como LínguaEstrangeira. Nesse sentido, pode-se pensar o aluno de PLE a partir das pesquisas recentes emLinguística Aplicada com ferramentas tecnológicas e múltiplas linguagens. A produção escrita dosestudantes de PLE permite descrições linguísticas dos fenômenos e recursos de escrita, desde alinguagem escrita para o gênero textual “blog” até às comparações dos usos semânticos, sintáticos,morfológicos, entre outros, e da escolha que levou o estudante a optar por um uso em detrimentode outros. No caso da pesquisa desenvolvida o estudante é estimulado a escrever em registroformal, devendo o professor de LE/PLE atentar-se para tais usos e tentar aperfeiçoá-los através deuma postagem-revisão e levando o estudante a aprimorar usos formais da linguagem no PortuguêsBrasileiro.

Detalhes do artigo

Como Citar
SANTOS, G. N. dos, & RIBEIRO, M. D. A. (2014). O GÊNERO “BLOG” E A PRODUÇÃO ESCRITA NA INTERNET: POSSIBILIDADES PARA A AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA/PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. Caderno Seminal, 18(18). https://doi.org/10.12957/cadsem.2012.11877
Seção
Dossiê - Ensino de Línguas — L1, L2, Le, L2E, Libras e linguagens complementares