FACES CAMP DE EVA PERÓN PARA UM BIOGRAFEMA HOMOCULTURAL

Conteúdo do artigo principal

André Luis Mitidieri

Resumo

Amparados em pesquisa bibliográfica, fundamentada nos aportes teóricos de Beatriz Sarlo, Denilson Lopes, Roland Barthes e Susan Sontag, definimos o biografema homocultural camp e o relacionamos à protagonista do romance Santa Evita, de Tomás Eloy Martínez (1995), bem como a intervenções críticas do autor sobre outras representações de Eva Perón.

Detalhes do artigo

Como Citar
Mitidieri, A. L. (2015). FACES CAMP DE EVA PERÓN PARA UM BIOGRAFEMA HOMOCULTURAL. Caderno Seminal, 21(21). https://doi.org/10.12957/cadsem.2014.10661
Seção
Dossiê - Homorrepresentações ficcionais na literatura
Biografia do Autor

André Luis Mitidieri, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Graduado em Letras pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP) e em História pela Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões, campus Frederico Westphalen (URI-FW). Mestre e doutor em Letras, área de concentração em Teoria da Literatura, pela PUCRS. Professor Adjunto B no Curso de Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Docente Efetivo de Literatura e História no Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado em Linguagens e Representações - na mesma instituição. Docente colaborador junto ao PPGL - Mestrado em Literatura Comparada - da URI-FW. Estuda história, literatura e memória, destacando suas interfaces com o espaço biográfico, atualmente, com foco na obra de Tomás Eloy Martínez e nas representações homoculturais de Eva Perón. Consultor ad-hoc da CAPES. Membro da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC), da Associação Brasileira de Hispanistas (ABH) e da Associação Internacional de Lusitanistas (AIL). Integrante do GT Homocultura e Linguagens da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL).