Estudo das variáveis que contribuem para o nível de empatia nos acadêmicos de medicina

Authors

  • Natália da S. Fontana Graduação em Medicina, Universidade Federal de Jataí, Jataí, Goiás, Brasil.
  • Ana Amélia F. Vilela Unidade Acadêmica Especial Ciências da Saúde, Universidade Federal de Jataí, Jataí, Goiás, Brasil.
  • Aridiane A. Ribeiro Unidade Acadêmica Especial Ciências da Saúde, Universidade Federal de Jataí, Jataí, Goiás, Brasil.
  • Verônica C. Ferreira Unidade Acadêmica Especial Ciências da Saúde, Universidade Federal de Jataí, Jataí, Goiás, Brasil.
  • Geovana M. Peres Graduação em Medicina, Universidade Federal de Jataí, Jataí, Goiás, Brasil.
  • Mathias R. Macedo Graduação em Medicina, Universidade Federal de Jataí, Jataí, Goiás, Brasil.
  • Nataly C. S. e Souza Graduação em Medicina, Universidade Federal de Jataí, Jataí, Goiás, Brasil.
  • Niulane R. Carrijo Graduação em Medicina, Universidade Federal de Jataí, Jataí, Goiás, Brasil.
  • Sanmer J. S. Ferreira Graduação em Medicina, Universidade Federal de Jataí, Jataí, Goiás, Brasil.
  • Adriana A. Carvalho Unidade Acadêmica Especial Ciências da Saúde, Universidade Federal de Jataí, Jataí, Goiás, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/bjhbs.2020.53532

Abstract

Introdução: Empatia é definida como processo psicológico
orientado por mecanismos que englobam as esferas afetiva,
cognitiva e comportamental quanto à observação da experiência
do outro, essencial à área médica no estabelecimento
de confiança entre médico e paciente. Objetivos: Identificar
as variáveis que podem influenciar nos níveis de empatia no
decorrer da graduação médica, tais como gênero, ano de graduação
e escolha da especialidade médica. Materiais e Métodos:
Realizou-se consulta nos bancos de dados: BIREME, PubMed
e Google Scholar. Os critérios de inclusão na seleção foram os
idiomas, período de publicação (2007-2018), e que correspondessem
à temática, e exclusão de artigos que avaliavam os
índices de empatia com profissionais e alunos de residência
médica. Resultados: Os resultados foram diversificados, desde
a afirmação de que o grau de empatia não alterava com o
passar dos anos na graduação de medicina até que esse nível se
modificava entre o primeiro e sexto ano entre os estudantes,
em que prevalecera a notável queda dos níveis de empatia
após o terceiro ano da graduação, significativamente no sexo
masculino. Conclusões: Observa-se que durante a graduação
em cursos de medicina há uma redução dos níveis de empatia,
durante o ciclo clínico, algo que afeta negativamente a relação
médico-paciente, promovendo dificuldades na comunicação
e na adesão ao tratamento.


Descritores: Medicina; Centros Médicos Acadêmicos;
Empatia.

Author Biographies

Natália da S. Fontana, Graduação em Medicina, Universidade Federal de Jataí, Jataí, Goiás, Brasil.

Graduação em Medicina, Universidade Federal de Jataí, Jataí, Goiás, Brasil.

Ana Amélia F. Vilela, Unidade Acadêmica Especial Ciências da Saúde, Universidade Federal de Jataí, Jataí, Goiás, Brasil.

Unidade Acadêmica Especial Ciências da Saúde, Universidade Federal de Jataí, Jataí, Goiás, Brasil.

Aridiane A. Ribeiro, Unidade Acadêmica Especial Ciências da Saúde, Universidade Federal de Jataí, Jataí, Goiás, Brasil.

Unidade Acadêmica Especial Ciências da Saúde, Universidade Federal de Jataí, Jataí, Goiás, Brasil.

Verônica C. Ferreira, Unidade Acadêmica Especial Ciências da Saúde, Universidade Federal de Jataí, Jataí, Goiás, Brasil.

Unidade Acadêmica Especial Ciências da Saúde, Universidade Federal de Jataí, Jataí, Goiás, Brasil.

Geovana M. Peres, Graduação em Medicina, Universidade Federal de Jataí, Jataí, Goiás, Brasil.

Graduação em Medicina, Universidade Federal de Jataí, Jataí, Goiás, Brasil.

Mathias R. Macedo, Graduação em Medicina, Universidade Federal de Jataí, Jataí, Goiás, Brasil.

Graduação em Medicina, Universidade Federal de Jataí, Jataí, Goiás, Brasil.

Nataly C. S. e Souza, Graduação em Medicina, Universidade Federal de Jataí, Jataí, Goiás, Brasil.

Graduação em Medicina, Universidade Federal de Jataí, Jataí, Goiás, Brasil.

Niulane R. Carrijo, Graduação em Medicina, Universidade Federal de Jataí, Jataí, Goiás, Brasil.

Graduação em Medicina, Universidade Federal de Jataí, Jataí, Goiás, Brasil.

Sanmer J. S. Ferreira, Graduação em Medicina, Universidade Federal de Jataí, Jataí, Goiás, Brasil.

Graduação em Medicina, Universidade Federal de Jataí, Jataí, Goiás, Brasil.

Adriana A. Carvalho, Unidade Acadêmica Especial Ciências da Saúde, Universidade Federal de Jataí, Jataí, Goiás, Brasil.

Unidade Acadêmica Especial Ciências da Saúde, Universidade
Federal de Jataí, Jataí, Goiás, Brasil.

References

Larson BE, Yao X. Clinical empathy as emotional labor in the

patient-physician relationship: empathy, emotional labor and

acting. JAMA. 2005 Mar 2; 293(9):1100-6.

Davis MH. Empathy: a social psychological approach. Boulder:

Westview Press; 1996. 260 p.

Rogers CR. The necessary and sufficient conditions for

therapeutic personality change. J Consult Clin Psychol.

;21(2):95-103.

Juujärvi S, Myyry L, Pesso K. Empathy and values as predictors

of care development. Scand J Psychol. 2012 Aug

;53(5):413-20.

Lampert CDT, Scortegagna SA. Empatia em cuidadores de

idosos por meio do Teste Pfister. Arq Bras Psicol. 2018 Oct

;70(1):193-205.

Porto CC. Cartas aos estudantes de medicina. Rio de Janeiro:

Guanabara Koogan, 2014. 320 p.

Chen D, Lew R, Hershman W, et al. A cross-sectional measurement

of medical student empathy. J Gen Intern Med. 2007

Oct;22(10):1434-8.

Magalhães E, Salgueira AP, Costa P, Costa M. J. Empathy in

senior year and first year medical students: a cross-sectional

study. BMC Med Educ. 2011;11(52).

Youssef FF, Nunes P, Sa B, et al. An exploration of changes in

cognitive and emotional empathy among medical students in

the Caribbean. Int J Med Educ. 2014;5:185–92.

Tariq N, Rasheed T, Tavakol M. A quantitative study of empathy

in pakistani medical students: a multicentered approach. J

Prim Care Community Health. 2017 Oct;8(4):294–9.

Song Y, Shi M. Associations between empathy and big five

personality traits among Chinese undergraduate medical students.

PLoS One. 2017 Feb;12(2):e0171665.

Hojat M, Mangione S, Nasca TJ, et al. An empirical study

of decline in empathy in medical school. Med Educ. 2004

Sep;38(9):934–41.

Paro HBMS, Daud-Gallotti RM, Tibério IC, et al. Brazilian

version of the Jefferson Scale of Empathy: psychometric properties

and factor analysis. BMC Med Educ. 2012;12(73).

Koller SH, Camino C, Ribeiro J. Adaptação e validação de duas

escalas de empatia para uso no Brasil. Estudos de Psicologia.

Dec;18(3):43-53.

Sampaio LR, Guimarães PRB, Camino CPS, et al. Estudos

sobre a dimensionalidade da empatia: tradução e adaptação

do Interpersonal Reactivity Index (IRI). PSICO PUCRS.

;42(1):67-76.

Provenzano BC, Machado APG, Rangel M, et al. A empatia

médica e a graduação em medicina. Rev HUPE. 2014 Oct-

Dec;13(4):19-25.

Hojat M. Empathy in patient care: antecedents, development,

measurement, and outcomes. New York: Springer; 2007. 296 p.

Barski AJ. Hidden reasons some patients visit doctors. Ann Int

Med. 1981 Apr;94(4 pt 1):492-8.

Dubnicki C. Relationships among therapist empathy and

authoritarianism and a therapist’s prognosis. J Consult Clin

Psychol. 1977 Oct;45(5):958-9.

Stratton TD, Saunders JA, Elam CL. Changes in medical

students’ emotional intelligence: an exploratory study. Teach

Learn Med. 2008 Jul;20(3):279-84.

Silva AL. No coração da escolar médica: um estudo preliminar

da empatia na formação médica [dissertação]. [Porto Alegre]:

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; 2015.

p.

Mostafa A, Hoque R, Mostafa MD, et al. Empathy in undergraduate

medical students of Bangladesh: psychometric analysis

and differences by gender, academic year, and specialty preferences.

ISRN Psychiatry. 2014 Feb;375439.

Chatterjee A, Ravikumar R, Singh S, et al. Clinical empathy in

medical students in India measured using the Jefferson Scale

of Empathy-Student Version. J Educ Eval Health Prof. 2017

Dec 27;14:33.

Rahimi-Madiseh, M, Tavakol M, Dennick R, et al. Empathy in

Iranian medical students: a preliminary psychometric analysis

and differences by gender and year of medical school. Med

Teacher. 2010;32(11):e471-8.

Shariat SV, Habibi M. Empathy in Iranian medical students:

measurement model of the Jefferson Scale of Empathy. Med

Teacher. 2013;35(1):e913-8.

Santos MA, Grosseman S, Morelli TC, et al. Empathy diferences

by gender and speciality preference in medical students: a

study in Brazil. Int J Med Educ. 2016 May 21; 7:149-53.

LoSasso AA, Lamberton C, Sammon MB, et al. Enhancing

student empathetic engagement, history-taking, and communication

skills during electronic medical record use in patient

care. Acad Med. 2017 Jul;92(7):1022-7.

Rosenthal S, Howard B, Schlussel YR, et al. Humanism at

heart: preserving empathy in third-year medical students. Acad

Med. 2011 Mar;86(3):350-8.

Stefanaki C, Peppa M, Boschiero D, et al. Healthy overweight/

obese: early osteosarcopenic obesity features. Eur J Clin

Invest. 2016;46(9):767-778.

Published

2020-06-05

How to Cite

Fontana, N. da S., Vilela, A. A. F., Ribeiro, A. A., Ferreira, V. C., Peres, G. M., Macedo, M. R., … Carvalho, A. A. (2020). Estudo das variáveis que contribuem para o nível de empatia nos acadêmicos de medicina. Brazilian Journal of Health and Biomedical Sciences, 19(1), 57–62. https://doi.org/10.12957/bjhbs.2020.53532

Issue

Section

Original Papers