Os efeitos da Lava Jato na reforma política eleitoral
PDF

Palavras-chave

Reforma Política Eleitoral. Operação Lava Jato. Empresas privadas.

Como Citar

Silva, M. E. de M. (2022). Os efeitos da Lava Jato na reforma política eleitoral. Ballot, 5(1-2), 176–193. https://doi.org/10.12957/ballot.2019.66243

Resumo

O presente trabalho tem como tema a discussão sobre os efeitos da Operação Lava Jato na Reforma Política Eleitoral. A Operação Lava Jato, que tem como inspiração a operação italiana "Mãos Limpas", é considerada a maior investigação contra corrupção e lavagem de dinheiro do Brasil. Durante as investigações, percebe-se que vários agentes políticos estão envolvidos no sistema corrupto implantado na Estatal, como efeito direto da pressão popular e midiática, foi aprovada esta reforma política, que proíbe o financiamento de campanha por meio de empresas privadas, o principal canal de dinheiro dos agentes políticos envolvidos na Lava Jato. A investigação radiou efeitos para os campos da economia, direito, política dentre outros, mas o diretamente afetado pelos investigadores foram os políticos brasileiros. Este trabalho foi desenvolvido utilizando o método indutivo, por meio de pesquisa bibliográfica e documental e visa debater alguns pontos importantes sobre o tema.

https://doi.org/10.12957/ballot.2019.66243
PDF

Os Direitos Autorais dos trabalhos publicados na revista BALLOT continuam pertencendo aos seus autores, que autorizam, ao inscrever-se no processo de submissão, a divulgação do seu conteúdo nesta plataforma para o acesso livre pela internet, devendo sempre ser citada a fonte.  Pessoas interessadas em reproduzir parcialmente os artigos desta revista (partes do texto que excedam a 500 palavras, tabelas e ilustrações) deverão ter permissão escrita do(s) autor (es).

A Revista Ballot obedece aos termos da licença Creative Commons 4.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/), atribuição não comercial e sem derivações, em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/98.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.