A aplicabilidade da criptografia Blockchain nas eleições como garantia do processo eleitoral e da democracia
PDF

Palavras-chave

Blockchain. Empoderamento político. Processo eleitoral.

Como Citar

Santana, R. D. de. (2022). A aplicabilidade da criptografia Blockchain nas eleições como garantia do processo eleitoral e da democracia. Ballot, 5(1-2), 104–125. https://doi.org/10.12957/ballot.2019.66239

Resumo

O desenvolvimento humano sempre foi pautado pela constante busca pela criação ou aprimoramento das práticas para ampliar as possibilidades de atuação do homem. Em meio a essa realidade desenvolvimentista é que surge a internet e a virtualização como fator de intensa transformação das interações humanas, ocorrendo um processo de empoderamento político, monetário e cultural do homem individualmente considerado. Essa nova perspectiva social do homem impacta as velhas estruturas de poder, exigindo maior participação e ce11ificação pelo indivíduo, sendo possível por meio das aplicações da internet e de protocolos de criptografia como o Blockchain. Por meio desse é possível a realização de eleições em que a validação é realizada por todos os eleitores, garantindo assim um processo eleitoral limpo e assegurando o voto de cada eleitor. Mais do que processo eleitoral, essa realidade impacta sobre a liberdade do voto e da ordem constitucional, ocorrendo uma mudança da cultura política. O estudo é realizado pelo método hipotético dedutivo, com revisão bibliográfica e análise comparativa do Brasil e outros países.
https://doi.org/10.12957/ballot.2019.66239
PDF

Os Direitos Autorais dos trabalhos publicados na revista BALLOT continuam pertencendo aos seus autores, que autorizam, ao inscrever-se no processo de submissão, a divulgação do seu conteúdo nesta plataforma para o acesso livre pela internet, devendo sempre ser citada a fonte.  Pessoas interessadas em reproduzir parcialmente os artigos desta revista (partes do texto que excedam a 500 palavras, tabelas e ilustrações) deverão ter permissão escrita do(s) autor (es).

A Revista Ballot obedece aos termos da licença Creative Commons 4.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/), atribuição não comercial e sem derivações, em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/98.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.