De Wall Street para o mundo: ocupação de espaços públicos e reinvidicações democráticas na era da internet
PDF

Palavras-chave

Constitucionalismo. Democracia Representativa. Wall St Globalização.

Como Citar

Oliveira, M. G. de. (2018). De Wall Street para o mundo: ocupação de espaços públicos e reinvidicações democráticas na era da internet. Ballot, 4(1-2), 201–210. https://doi.org/10.12957/ballot.2018.66232

Resumo

A ocupação denominada Ocuppy Wall Street, ocorrida em 2011, em Nova Iorque trouxe um novo olhar acerca da desigualdade social em um país desenvolvido e de consolidada democracia, uma vez que é o berço de uma proeminente forma de constitucionalismo. Porém, é importante perceber que este movimento ocupa um lugar junto a outros ocorridos no mesmo período na Espanha e mais tarde em 2013 no Brasil. Assim, é importante ressaltar o diálogo internacional proporcionado pela globalização a partir dos anos 80 e 90, e observar os embates que sobrevém quanto à ideia da democracia representativa neste espaço, tendo o movimento de Wall Street como precursor disto.
https://doi.org/10.12957/ballot.2018.66232
PDF

Os Direitos Autorais dos trabalhos publicados na revista BALLOT continuam pertencendo aos seus autores, que autorizam, ao inscrever-se no processo de submissão, a divulgação do seu conteúdo nesta plataforma para o acesso livre pela internet, devendo sempre ser citada a fonte.  Pessoas interessadas em reproduzir parcialmente os artigos desta revista (partes do texto que excedam a 500 palavras, tabelas e ilustrações) deverão ter permissão escrita do(s) autor (es).

A Revista Ballot obedece aos termos da licença Creative Commons 4.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/), atribuição não comercial e sem derivações, em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/98.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.