Pseudopolarização no cenário político brasileiro
PDF

Palavras-chave

Pseudopolarização
cenário político
esquerda-direita
ideologia
linha imaginaria
fundamento.

Como Citar

Siqueira, L. J. A. F. de, Almeida, A. H. de L., & Targino, H. A. (2018). Pseudopolarização no cenário político brasileiro. Ballot, 4(1-2), 174–187. https://doi.org/10.12957/ballot.2018.66230

Resumo

O presente artigo que tem por título "A pseudopolarização no cenário político brasileiro", analisa de forma prática e bem embasada da falsa dualidade apresentada aos brasileiros no que concerne ao meio político e suas vertentes, colocadas frequentemente como polos magnéticos completamente repulsivos um ao outro. Todavia, conforme defende este conteúdo cientifico, tal antagonismo ideológico vem de muito antes da divisão esquerda-direita apresentada frequentemente pelos canais midiáticos, tendo suas raízes inveteradas no não tão distante passado escravocrata da nação brasileira e sendo cada vez mais difundido com essa hiperindividualização do indivíduo sempre em detrimento do outro invisível, que nada mais é do que a propagação dualista afirmante da preponderância exclusiva de um pensamento, ao passo em que a outra ideologia estará fadada ao esquecimento e ojeriza coletiva. A redemocratização do cenário político brasileiro deveria vir arraigada dos mais fortes princípios do pluralismo político e ideológico, entretanto surge o aparente orgulho na falta de diálogo, segregando a visão política dos demais cidadãos e reduzindo a liberdade de expressão ampla, a algo restrito a dois polos. Através dos levantamentos bibliográficos realizados para a elaboração cientifica do presente artigo estudam-se o arcabouço histórico da divisão político-ideológica no Brasil, além de demonstrar as consequências de tal divisão na possibilidade democrática de progresso. Sendo assim, conclui-se como enfoque do mesmo modo, a apresentação desta ilusória divisão, tendo em vista que a mesma encontra-se bipartida meramente no diálogo de seus representantes e na mente de seus defensores, ao passo que a realidade e os conchaves políticos ocorrem de forma quase unitária, visando unicamente o poder e a perpetuação do domínio da máquina pública; de modo que enquanto o pais segue dividido por uma imaginaria e tênue linha ideológica, os representantes políticos demonstram a inveracidade da polarização ao passo que os mesmos coadunam entre si, de forma não tão secreta, não com o objetivo de sua defesa ideológica, como fazem os seus seguidores através de sangue e suor, mas sim com o seu escopo alocado em interesses particulares e produtores de benefícios exclusivos.
https://doi.org/10.12957/ballot.2018.66230
PDF

Os Direitos Autorais dos trabalhos publicados na revista BALLOT continuam pertencendo aos seus autores, que autorizam, ao inscrever-se no processo de submissão, a divulgação do seu conteúdo nesta plataforma para o acesso livre pela internet, devendo sempre ser citada a fonte.  Pessoas interessadas em reproduzir parcialmente os artigos desta revista (partes do texto que excedam a 500 palavras, tabelas e ilustrações) deverão ter permissão escrita do(s) autor (es).

A Revista Ballot obedece aos termos da licença Creative Commons 4.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/), atribuição não comercial e sem derivações, em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/98.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.