Candidatura avulsa no Brasil: instrumento necessário ao país para o desenvolvimento da democracia representativa e efetivação dos direitos políticos
PDF

Palavras-chave

Democracia representativa. Crise. Partidos Políticos. Candidatura Avulsa. Direitos Políticos.

Como Citar

Damaceno, D. O., Almeida, A. H., & Targino, H. (2018). Candidatura avulsa no Brasil: instrumento necessário ao país para o desenvolvimento da democracia representativa e efetivação dos direitos políticos. Ballot, 4(1-2), 76–97. https://doi.org/10.12957/ballot.2018.66223

Resumo

A democracia representativa brasileira encontra-se em crise, sendo evidenciado uma ruptura no laço que une os governantes e governados. Em meio ao cenário de carência de representação, a população responde com distanciamento da política, levantes populares, e profunda insatisfação com os detentores dos cargos de mando. Diante disso, faz-se questionar se a forma representativa de monopólio partidário estabelecida pelo ordenamento jurídico pátrio e a sua desenvoltura na prática realmente é benéfica ao regime democrático. É entendendo pela negativa da questão, aliado a constatação da violação de direitos do indivíduo, alijamento da cidadania e veiculação de ideais antidemocráticos que a exclusividade partidária provoca, que este artigo se propõe expor a candidatura avulsa como alternativa para mitigar as deficiências de representação, ao tempo que demonstra como esse instituto refletirá na concretização e efetivação de direitos e da cidadania, de maneira que melhor se assemelha com um regime democrático ideal.
https://doi.org/10.12957/ballot.2018.66223
PDF

Os Direitos Autorais dos trabalhos publicados na revista BALLOT continuam pertencendo aos seus autores, que autorizam, ao inscrever-se no processo de submissão, a divulgação do seu conteúdo nesta plataforma para o acesso livre pela internet, devendo sempre ser citada a fonte.  Pessoas interessadas em reproduzir parcialmente os artigos desta revista (partes do texto que excedam a 500 palavras, tabelas e ilustrações) deverão ter permissão escrita do(s) autor (es).

A Revista Ballot obedece aos termos da licença Creative Commons 4.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/), atribuição não comercial e sem derivações, em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/98.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.