Primavera Árabe: a internet como ferramenta da democracia
PDF

Palavras-chave

E-democracy
Primavera Árabe
Governo Ditatorial
Globalização.

Como Citar

Suarez, A. B. O., Miguel, N. S. S., & Miguel, N. S. S. (2018). Primavera Árabe: a internet como ferramenta da democracia. Ballot, 4(1-2), 18–31. https://doi.org/10.12957/ballot.2018.66218

Resumo

O presente artigo busca explicitar como se deu o movimento Primavera Árabe em três países do Oriente Médio e norte do continente africano. Embasado nesta onda de protestos cibernéticos, o estudo objetiva mostrar quais foram os efeitos positivos e negativos da E-Democracy dentro de sociedades completamente ditatoriais. Com isto, foram através de dados que possibilitaram averiguar quais foram os desfechos pela busca de liberdade nestes países. Assim levantaram-se as grandes questões: pode a internet ser um meio efetivo para protestos democráticos? Ou ainda, até que ponto a internet pode gerar avanços e retrocessos em sociedades que buscam por democracia, mas se encontram sob- regimes ditatoriais? Cabe- se dizer que este estudo possui um caráter comparativo do efeito da E-Democracy em países caracteristicamente diferentes. Portanto, será estudado aqui o uso da internet e de suas redes sociais tanto de forma a buscar a democracia como de forma a buscar a repreensão.

https://doi.org/10.12957/ballot.2018.66218
PDF

Os Direitos Autorais dos trabalhos publicados na revista BALLOT continuam pertencendo aos seus autores, que autorizam, ao inscrever-se no processo de submissão, a divulgação do seu conteúdo nesta plataforma para o acesso livre pela internet, devendo sempre ser citada a fonte.  Pessoas interessadas em reproduzir parcialmente os artigos desta revista (partes do texto que excedam a 500 palavras, tabelas e ilustrações) deverão ter permissão escrita do(s) autor (es).

A Revista Ballot obedece aos termos da licença Creative Commons 4.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/), atribuição não comercial e sem derivações, em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/98.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.