Em 2015, a Professora Vânia Siciliano Aieta, docente do Programa de Pós-Graduação em Direito da UERJ e Presidente da Escola Superior de Direito Eleitoral, junto com um grupo de colaboradores, tiveram a iniciativa de criar um periódico eletrônico, de alcance internacional, que pudesse propagar o Direito Eleitoral, disciplina da expertise da Editora Geral.
Na condição de Editora Adjunta, a Professora Marcelle Mourelle, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Direito da UERJ, soma esforços com sua experiência em políticas públicas governamentais.
Na qualidade de Editores Associados, a Revista conta com dois acadêmicos de excelência mundial nas disciplinas do Direito Constitucional e do Direito Penal, Prof. Dr. Carlos Roberto Siqueira Castro e Prof. Dr. Juarez Tavares, hoje professores renomados na França e na Alemanha, que trarão notável contribuição para a rigorosa análise científica ao longo do fluxo editorial.
Foi formado um grupo com notório saber jurídico nos campos acadêmico e profissional para compor o Conselho Editorial, com expoentes na matéria de várias nacionalidades.
Do mesmo modo, a Revista BALLOT tem em seu corpo de pareceristas profissionais de grande expressão seara eleitoral.
Foi escolhido o nome Ballot (cédula em inglês, cujo vernáculo se pronuncia /ˈbæl.ət/) pela intenção desde o início do projeto de que a publicação tivesse o escopo internacional, bem como pelo fato de que a cédula é um dos símbolos maiores da ação política do cidadão e da efetividade dos direitos eleitorais.