A 14ª edição do P&D Design no Rio de Janeiro, um P&D bem carioca

Autores

  • Arcos Design

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.71926

Resumo

Não é todo dia que a Cidade Maravilhosa recebe um evento acadêmico como o P&D Design. De 26 a 29 de outubro de 2022, a 14ª edição do P&D Design foi realizada de acordo com a tradição do encontro que, desde 1994 em sua 1ª edição, acolhe pesquisadores dos mais variados cantos do país e desdobrou um amplo panorama do campo do design no Brasil contemporâneo. Mas trouxe também diversas inovações.
Esta edição trouxe, pela primeira vez, um tema – o desenho do campo que repercutiu nos 8 eixos temáticos escolhidos: Design no Brasil: quantificação e qualificação; Design: história e teoria; Design e tecnologia; Design e educação; Design e sociedade; Práticas e ferramentas do design; Design e novas economias; organizações, negócios e inovação. E atravessou as palestras de convidados especialíssimos, nacionais e internacionais: João de Souza Leite e Raquel Noronha (Brasil), Tim Ingold (Reino Unido), Lesley-Ann Noel (Trinidad e Tobago) e Alfredo Gutiérez Borrero (Colômbia). Para além da riqueza dessa característica plurinacional, é preciso enfatizar que o “campo do design” apresentou-se atravessado por muitas teorias e práticas de diferentes campos do conhecimento e, nesse sentido, confirmou seu caráter fundamentalmente transdisciplinar.
O evento se desdobrou em muitas outras atividades. Dentre elas as “conversações” foram a grande novidade. Conversações visam o encontro e o estabelecimento de vínculos entre pesquisadores, laboratórios ou grupos de pesquisa interessados em debater temas comuns. Tiveram ótima adesão. Alguns números dão a dimensão desta edição do P&D: 1317 inscrições, 709 artigos recebidos e 523 artigos aprovados, 94 sessões temáticas sendo que 61 virtuais e 33 presenciais, 24 conversações, 200 pessoas envolvidas na estrutura, 120 horas de transmissão e atividade online, 15 lançamentos de livros, 5 palestras, 4 exposições, 2 seminários e 2 oficinas. Se os números dão concretude ao evento, a felicidade dos encontros e trocas, depois de tantas restrições ao longo dos anos de 2020 e 2021, é incomensurável.
Uma outra grande inovação foi o caráter híbrido do evento. Diante das incertezas da pandemia, a Comissão Organizadora optou por oferecer duas possibilidades de participação: presencial ou remota. Essa oferta permitiu que pessoas de todo Brasil participassem do evento de forma remota e, portanto, sem custos de deslocamento e estadia. Inicialmente, a opção foi pensada para garantir a realização do evento mesmo em caso de recrudescimento da pandemia, mas acabou democratizando o acesso em tempos de dificuldades variadas. A realização de um evento com atividades presenciais e atividades remotas, além de algumas híbridas, representou um enorme desafio para nós enquanto designers e pesquisadores em design. Todas essas inovações técnicas e tecnológicas poderão ser aprimoradas nas próximas edições.
Por último, é preciso mencionar que esta edição aconteceu por meio de uma parceria entre duas instituições, uma pública, a Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Esdi/UERJ) e uma privada, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (Espm). Mais especificamente, a parceria foi entre dois programas de Pós-Graduação, o Programa de Pós-Graduação em Design (PPDEsdi/UERJ), programa acadêmico com mestrado e doutorado e o Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa (MPGEC/Espm). O evento foi realizado em ambos os campi, o da Lapa e o da Glória permitindo aos participantes conhecer esses dois bairros que são dos mais importantes sob o ponto de vista histórico e cultural da nossa cidade.
Para nós, Equipe PPDEsdi da Comissão Organizadora, a realização da 14ª edição do P&D Design foi uma experiência enriquecedora. Uma primeira equipe havia começado a planejar o evento desde antes da pandemia e, a partir de 2021, uma nova equipe se formou sempre com docentes e discentes e trabalhou incansavelmente para o sucesso do evento. Além dessa equipe específica, todo o corpo docente e discente do PPDesdi se envolveu em todas as frentes do evento: como autores, pareceristas, coordenadores de eixo e, claro, organizadores de todas as atividades. Agradecemos com muito carinho a dedicação de cada um deles.
Felizes com essa realização, agora encerramos com a publicação de alguns textos selecionados especialmente para a revista Arcos Design e, muito em breve, com a publicação dos Anais pela editora Blucher. Por fim, agradecemos FAPERJ e CAPES pelo apoio.

https://peddesign.com.br/

Equipe PPDEsdi da Comissão Organizadora
Almir Mirabeau,
Barbara Szaniecki
Carolina Noury
Ligia Medeiros
Sydney Freitas

Arquivos adicionais

Publicado

06-01-2023

Como Citar

Design, A. (2023). A 14ª edição do P&D Design no Rio de Janeiro, um P&D bem carioca. Arcos Design, 16(1), 9–11. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.71926