Al Borde: inserção na realidade como lugar de aprendizagem

Autores

  • Pascual Gangotena
  • David Barragán
  • Marialuisa Borja
  • Esteban Benavides

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2021.70224

Palavras-chave:

Arquitetura, Al Borde, Design colaborativo e Desenvolvimento.

Resumo

Este ensaio apresenta uma coleção de cinco ações projetuais realizadas de maneira colaborativa pelo coletivo de arquitetos equatorianos Al Borde. Este coletivo busca estreitar a distância entre o ensino acadêmico e a prática construtiva, além de aproveitar ao máximo as condições locais como parte relevante do projeto a ser realizado. Essa postura tem como intuito empoderar pessoas e criar um ambiente real de ensino acadêmico, fugindo da prática simulada ainda comum ao meio universitário. O coletivo Al Borde acredita em ações socialmente engajadas, cujo resultado se expressa na forma de empoderamento e produz uma estética que nasce do território trabalhado conjuntamente.

Downloads

Publicado

22-09-2022

Como Citar

Gangotena, P., Barragán, D., Borja, M., & Benavides, E. (2022). Al Borde: inserção na realidade como lugar de aprendizagem. Arcos Design, 14(2), 34–45. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2021.70224