Conexão feminista: dispositivo de conversação como forma horizontal de organização e debate em ambientes de aprendizagem

Autores

  • Leticia Martins Alves Albrecht ESDI/UERJ
  • Eduarda Cascaez ESDI/UERJ
  • Luana Mendonça Batista ESDI/UERJ
  • Barbara Necyk ESDI/UERJ
  • Bianca Martins ESDI/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.65846

Palavras-chave:

educação, design, política, feminismo.

Resumo

O projeto aqui apresentado teve como objetivo desenvolver um dispositivo de conversação que utiliza formas horizontais de organização e debate em ambientes de aprendizagem. Por meio do uso de ferramentas de design enquanto práticas políticas, participativas e colaborativas, o dispositivo propõe complementar o material didático utilizado pela Universidade Livre Feminista (ULF) em suas formações. Tomando como referencial teórico os métodos de educação libertadora de Paulo Freire, assim como o conceito de dispositivo de conversação proposto por Barbara Szaniecki e Zoy Anastassakis e a experiência da utilização do design participativo como abordagem pedagógica pelas professoras Barbara Necyk e Bianca Martins, a equipe de projeto se propôs a construir um projeto para evitar a evasão de alunas nos cursos semipresenciais da ULF. A partir da oportunidade identificada em conjunto com Bibiana Serpa, mentora da ULF, o Duplo Diamante foi utilizado como metodologia para desenvolver o projeto, contando com fases de compreensão do problema, definição da oportunidade, desenvolvimento do protótipo e testagem. Não foi possível aplicar o dispositivo final no contexto identificado inicialmente. Entretanto, a aplicação do jogo em eventos e encontros sem vinculação acadêmica mostrou grande potencial de sucesso, na qual as estratégias de aprendizado colaborativo e horizontal, juntamente a linguagem simples e dinâmica do jogo, geraram bons resultados na fase de testes.

Downloads

Publicado

15-03-2022

Como Citar

Albrecht, L. M. A., Cascaez, E., Batista, L. M., Necyk, B., & Martins, B. (2022). Conexão feminista: dispositivo de conversação como forma horizontal de organização e debate em ambientes de aprendizagem. Arcos Design, 15(1), 219–231. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.65846