Cartas (anti)dialógicas: politizando a práxis em Design através da pedagogia crítica de Paulo Freire.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.64305

Palavras-chave:

pedagogia crítica, design e política, ação dialógica.

Resumo

A pedagogia crítica de Paulo Freire pode contribuir para politizar a reflexão e a prática do Design, promovendo uma práxis voltada a desvelar os sistemas de opressão e produzir intervenções transformadoras. Freire nos ajuda a refletir sobre o porquê e para quem projetamos e nos provoca a questionar os processos de design como anti-dialógicos, reforçando as opressões; ou dialógicos, promovendo alianças com os oprimidos na luta pela superação de situações opressoras. Para auxiliar designers a debaterem e se apropriarem criticamente dessas práticas e conceitos, propomos um material educativo composto por 16 cartas reflexivas baseadas na pedagogia crítica de Freire. Ao longo deste trabalho, apresentamos as bases teórico-práticas que aproximam Freire e Design, o conteúdo das cartas, sugestões de utilização e um caso real de aplicação.

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Publicado

15-03-2022

Como Citar

Mazzarotto Filho, M. A., & Serpa, B. O. (2022). Cartas (anti)dialógicas: politizando a práxis em Design através da pedagogia crítica de Paulo Freire. Arcos Design, 15(1), 171–194. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.64305