“Rio Comprido em Nós”: do espaço público à construção do público por meio do design

Autores

  • Mariana Costard Instituição: Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ)

Palavras-chave:

Co-design, design anthropology, espaço público, políticas públicas, planejamento urbano.

Resumo

O presente artigo vai buscar articulações entre a minha pesquisa em desenvolvimento com o tema da mesa “Expansões do design: possíveis comuns urbanos” do Seminário Design.COM. Iniciada no mestrado com projeto sobre o espaço público urbano, a investigação acaba por estender seu foco para as questões de interesse público e as possibilidades de atuação do design, por meio de suas ferramentas e métodos, para uma construção mais democrática das cidades. A partir da abordagem do Participatory Design e do Design Anthropology, relato parte do projeto realizado no bairro do Rio Comprido, Rio de Janeiro, como experimentação prática dos assuntos teóricos aqui abordados e seus transbordamentos no âmbito do doutorado para o planejamento urbano e as políticas públicas.

Downloads

Publicado

25-10-2017

Como Citar

Costard, M. (2017). “Rio Comprido em Nós”: do espaço público à construção do público por meio do design. Arcos Design, 10(1), 147–162. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/30946