Como a Arquitetura + Design + Urbanismo contribuem no / para o processo de (re)invenção de identidades das cidades?

Autores

  • Ana Beatriz da Rocha Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DAU/ESDI/UERJ)
  • Paulo Reis Agência UFRJ de Inovação (Agência UFRJ) e Programa de Mestrado Profissional e Gestão da Economia Criativa. Escola Superior de Propaganda e Marketing (MPGEC/ESPM-Rio).

Palavras-chave:

Cidade, imagem, identidade, consumo, inovação urbana.

Resumo

Um dos principais aspectos das políticas de transformação urbana é a (re)invenção das cidades através do (re)desenho de suas áreas vazias, onde novas arquiteturas e a (re)ordenação dos espaços públicos degradados visam alterar a imagem do lugar. O intuito aqui é discutir como estes processos “regeneradores” poderiam se utilizar de ideias, estratégias e/ou conceitos “inovadores” conectando, de forma consistente e integrada, a Arquitetura, o Design e o Urbanismo – tornando-os instrumentais na proposição de políticas urbanas mais colaborativas, participativas, solidárias e sustentáveis.

Downloads

Publicado

25-10-2017

Como Citar

da Rocha, A. B., & Reis, P. (2017). Como a Arquitetura + Design + Urbanismo contribuem no / para o processo de (re)invenção de identidades das cidades?. Arcos Design, 10(1), 127–146. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/30945