Urbanismo crítico e design na perspectiva de uma cartografia da ação dos subalternos

Autores

  • Pedro Cláudio Cunca Bocayuva Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (NEPP-DH/UFRJ)

Palavras-chave:

Urbanismo Crítico, Cartografia da Ação, Direito à cidade, Complexo do Alemão

Resumo

Neste artigo tentamos indicar pistas para a construção de uma abordagem crítica do urbanismo hegemônico. Na era do neoliberalismo de segurança, o governo das cidades depende de tecnologias e dispositivos voltados para a produção da cidade globalizada pelo espetáculo e pelo jogo especulativo financeirizado. Ao longo do texto enunciamos os elementos para uma leitura da ação dos sujeitos na cidade, fazendo considerações sobre o papel do desenho e dos diagramas, da relação necessária entre o trabalho da cartografia da ação e a elaboração de elementos para um novo urbanismo crítico.  Avançamos na indicação da aplicação destas novas ferramentas e técnicas para pensar o local, o periférico e a cidade a partir do que identificamos como questões para abrir o diálogo para o acompanhamento da rede de pesquisa do Complexo do Alemão.

Downloads

Publicado

25-10-2017

Como Citar

Bocayuva, P. C. C. (2017). Urbanismo crítico e design na perspectiva de uma cartografia da ação dos subalternos. Arcos Design, 10(1), 102–126. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/30944