A gestão dos conflitos de interesses em equipes de design gráfico conforme as teorias sobre a tomada de decisão

Autores

  • Eugenio Merino Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Igor Reszka Pinheiro Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE / Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Luiz Salomão Gomez Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2016.16553

Palavras-chave:

equipes de design, conflitos de interesses, tomada de decisão

Resumo

Este artigo, após constatar a inexistência de métodos capazes de resolver os conflitos de interesses e favorecer a noção de pertencimento em projetos colaborativos, apresenta os pressupostos teóricos de um novo processo para a gestão dessas equipes de design. Para tal, escrutina-se, por meio de um ensaio crítico de natureza exploratória, os fundamentos cognitivos da tomada de decisão. A solução proposta consiste de uma heurística de rotatividade do poder de decisão central, seguindo as mesmas perspectivas empregadas no Balanced Scorecard.

Biografia do Autor

Eugenio Merino, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Designer, mestre e doutor em engenharia de produção pela UFSC e professor associado III na UFSC, onde coordena o Núcleo de Gestão do Design e o Laboratório de Design e Usabilidade.

Igor Reszka Pinheiro, Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE / Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Designer, especialista em práticas pedagógicas interdisciplinares e doutor em psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atualmente é professor e pesquisador vinculado ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE.

Luiz Salomão Gomez, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Designer, mestre e doutor em engenharia de produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina onde coordena o Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional - LOGO.

Downloads

Publicado

26-10-2016

Como Citar

Merino, E., Pinheiro, I. R., & Gomez, L. S. (2016). A gestão dos conflitos de interesses em equipes de design gráfico conforme as teorias sobre a tomada de decisão. Arcos Design, 9(1), 84–103. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2016.16553

Edição

Seção

Artigos