Ciclo de vida do produto “Design Thinking” Uma análise da difusão do conceito do “Design Thinking”, sob a ótica do ciclo de vida de um produto.

Autores

  • Naotake Fukushima UFPR -Universidade Federal do Paraná
  • Aguinaldo dos Santos UFPR

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2016.14099

Palavras-chave:

Design Thinking, Ciclo de vida do produto, Disseminação.

Resumo

Este artigo considera a abordagem do “Design Thinking” (DT) como um produto de mercado e analisa-o sob o conceito do “ciclo de vida de produto” da administração. Para tanto, buscou-se nas referências bibliográficas indícios para detectar em que tipo de “ciclo de vida” se enquadra o “Design Thinking” e em que fase a área abordada se encontra. Os levantamentos indicaram que a área estaria saindo da fase de “Ascensão” e passando para a fase de “Maturidade”. O entendimento deste fato pode contribuir tanto para os novos estudos como colaborar para a difusão e concretização do “Design Thinking” e, principalmente, no usufruto que essa abordagem pode oferecer para a sociedade e para o design

Biografia do Autor

Naotake Fukushima, UFPR -Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Design na Universidade Federal do Paraná- UFPR. Mestre pela UFPR (2009) na área da sustentabilidade. Docente na UFPR no Curso de Design Gráfico. Atuou no Centro de Design do Paraná (atual Centro Brasil Design) como diretor técnico, onde ajudou a estruturar o próprio Centro, atuando principalmente nas frentes ligadas ao Governo. Foi presidente da Associação Para o Design > PR na primeira gestão de 2009-2010. Em 1995 criou o escritório Nexo Design que atua em todas as áreas do design gráfico. E-mail: naotake@ufpr.br

Aguinaldo dos Santos, UFPR

Pai de Lucca e Thomas e marido de Ana Lucia Leal do Santos. Técnico em Mecânica de Automóveis pelo SENAI/PR (1984), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1992), mestrado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), doutorado em Gestão da Produção pela Salford University (1999) e Pós-doutorado em Design Sustentável pelo Politecnico di Milano (2009). É bolsista produtividade nível 2 do CNPq onde coordenou o Comitê Assessor de Design até julho de 2007. Foi professor visitante da Escuela Militar del Ecuador (Equador) e da Strathclyde University (Escócia). É professor Adjunto IV do Departamento de Design da Universidade Federal do Paraná desde 2002, tendo atuado no Mestrado em Construção Civil (2000 a 2011) e Mestrado em Design (2005 até o presente). Foi coordenador de Transferência de Tecnologia da Agência de Inovação da UFPR de julho de 2009 a julho de 2010 e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Design da UFPR entre agosto de 2011 e agosto de 2013. É membro do conselho editorial dos periódicos Product (IGDP), Revista Tecnologia e Sociedade e International Journal of Disaster Resilience in the Built Environment, além de revisor ad hoc dos periódicos Ambiente Construído, Construction Management & Economics, Design em Foco, Estudos em Design, Journal Household and Personal Care Today, Journal of Construction on Developing Countries e Produção. Sua área de atuação inclui a lean production e o design para a sustentabilidade, tendo como objeto de pesquisa principal a habitação de interesse social e sistemas produto+serviço. É coordenador do Núcleo de Design & Sustentabilidade da UFPR desde 2002.

Downloads

Publicado

26-10-2016

Como Citar

Fukushima, N., & dos Santos, A. (2016). Ciclo de vida do produto “Design Thinking” Uma análise da difusão do conceito do “Design Thinking”, sob a ótica do ciclo de vida de um produto. Arcos Design, 9(1), 155–168. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2016.14099

Edição

Seção

Artigos