Cinco eixos para uma Filosofia do Design

Autores

  • Daniel B. Portugal UFRJ
  • Marcos Beccari USP

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2016.13055

Palavras-chave:

Filosofia do design, bordas disciplinares, eixos reflexivos.

Resumo

DOI: 10.12957/arcosdesign.2016.13055

 

Este artigo oferece algumas contribuições para a estruturação de uma filosofia do design, através do delineamento de cinco eixos reflexivos. Pensar as estruturas de uma filosofia do design em eixos é particularmente interessante porque oferece a possibilidade de não nos restringirmos a uma definição fechada de design. Cada eixo encara o design a partir de um ângulo diferente – ângulo que atua como o principal guia de seu traçado. No primeiro eixo, o design é visto como veículo de significado; no segundo, como veículo de afetos; no terceiro, como um suporte na lida com novas tecnologias e com as novas formas de “estar no mundo” que elas impulsionam; no quarto, como um elemento constituinte das culturas que se definem pela centralidade do consumo e da mídia; no quinto, como um modo específico de pensamento, conhecimento e articulação de “modos de ser”.

Biografia do Autor

Daniel B. Portugal, UFRJ

Doutorando em Comunicação e cultura na UFRJ (bolsista CNPq). Mestre em Comunicação e práticas de consumo pela ESPM-SP. Co-autor do livro Existe Design? (2ab, 2013). Co-coordenador do site Filosofia do design.

Marcos Beccari, USP

Doutorando em Educação pela USP (bolsista CAPES). Mestre em Design pela UFPR. Co-autor do livro Existe Design? (2ab, 2013). Co-coordenador do site Filosofia do design.

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Publicado

26-10-2016

Como Citar

Portugal, D. B., & Beccari, M. (2016). Cinco eixos para uma Filosofia do Design. Arcos Design, 9(1), 1–14. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2016.13055

Edição

Seção

Artigos