A Revista Arcos Design tem por meta abrir espaço para a divulgação de estudos e trabalhos científicos oriundos de diversas disciplinas, desde que sejam relevantes e priorizem o campo do Design nas suas mais diversas áreas de conhecimento.

Política padrão de seção

As chamadas para publicação são feitas através do e-mailing da revista, do informativo SINAL da ESDI/UERJ e da cooperação entre os demais programas de pós-graduação em design.

A pertinência para publicação será determinada exclusivamente pelos editores, de acordo com os pareceres emitidos por membros do Conselho Editorial ou outros pareceristas ad hoc que vierem a ser designados.

O envio de artigos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação à revista, que terá exclusividade para publicar, em primeira mão, qualquer texto recebido. O autor continuará a deter os direitos autorais e ficará livre para publicação do artigo em outros veículos após a publicação pela Arcos Design.

Aceitam-se artigos nos idiomas português, espanhol e inglês. Os artigos que atenderem às "diretrizes para autores" e que se coanudem com a política editorial da revista são encaminhados para avaliação.

Para ser publicado, o artigo deve ser aprovado nas três seguintes fases:

Pré-análise: a avaliação é feita pelos Editores com base na originalidade, pertinência, qualidade acadêmica e relevância do artigo para o design.

Avaliação por pares externos: O artigo será enviado para dois pareceristas. Caso haja discordância quanto à aprovação, será enviado para um terceiro parecerista dar o aval final. Os pareceres deverão ser emitidos de acordo com a ficha de avaliação fornecida pela revista.

Redação/Estilo: A leitura técnica dos textos e a padronização ao estilo da revista finalizam o processo de avaliação.

O anonimato é garantido durante todo o processo de julgamento e os artigos recusados, mas com possibilidade de reformulação, poderão retornar como novo trabalho, iniciando outro processo de julgamento.

A revista tem periodicidade semestral.

This publication offers free immediate access to its content, following the principle of making scientific knowledge available to the public free of charge in order to support a larger worldwide democratization of knowledge.

Corpo Editorial

Sydney Freitas (Editor Principal)

André Monat, DSc (Contatos Interinstitucionais)

Lucy Niemeyer, DSc (Revisão)