AS APROXIMAÇÕES ESTÉTICAS ENTRE CONTOS FANTÁSTICOS DE LYGIA FAGUNDES TELLES E SILVINA OCAMPO

Main Article Content

Laís Gerotto de Freitas Valentim
Tânia Mara Antonietti Lopes

Abstract

O presente trabalho tem por objetivo analisar os contos: “Um chá bem forte e três xícaras”, do livro Antes do baile verde (2009), “Noturno Amarelo”, do livro O seminário dos ratos (2018), de Lygia Fagundes Telles; “A lebre dourada”, do livro A fúria e outros contos (2019) e “O diário de Porfíria Bernal. Relato de Miss Antonia Fielding”, do livro As convidadas (2022),  de Silvina Ocampo, pelo viés do fantástico, levando em conta os elementos que colaboram para a presença do sobrenatural em cada narrativa. Para tal análise, utilizamos o livro Introdução à literatura fantástica (1981), de Tzvetan Todorov; o artigo “La literatura fantástica y la representación de la realidad”, de Martha J. Nandorfy, do livro Teorías de lo fantástico (2001), de David Roas (org.), o artigo “A literatura fantástica: gênero ou modo” (2013), de Marisa Martins Gama Khalil, entre outros. Dividimos o estudo da seguinte forma: a primeira parte é um recorte da abordagem teórica referente ao gênero fantástico; a segunda parte oferece uma breve apresentação de Lygia Fagundes Telles e de Silvina Ocampo; a terceira se concentra na análise dos contos e, por fim, apresentamos uma breve conclusão.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
GEROTTO DE FREITAS VALENTIM, Laís; ANTONIETTI LOPES, Tânia Mara. AS APROXIMAÇÕES ESTÉTICAS ENTRE CONTOS FANTÁSTICOS DE LYGIA FAGUNDES TELLES E SILVINA OCAMPO. Abusões, Rio de Janeiro, v. 21, n. 21, 2023. DOI: 10.12957/abusoes.2023.71052. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/71052. Acesso em: 9 may. 2025.
Section
As escritoras latino-americanas e o Insólito Ficcional
Author Biographies

Laís Gerotto de Freitas Valentim, Mestra em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Bacharela em Letras (habilitação tradutor/intérprete) pelo Centro Universitário Anhanguera de São Paulo.

CCL - Centro de Comunicação e Letras, Universidade Presbiteriana Mackenzie, PPGL - Programa de Pós-graduação em Letras

Tânia Mara Antonietti Lopes, Doutoranda em Estudos da Tradução, Tradução e Poética, pela Universidade de São Paulo (USP); Doutora em Estudos Literários, Crítica e Narrativa, pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP), 2011

Doutoranda em Estudos da Tradução, Tradução e Poética, pela Universidade de São Paulo (USP); Doutora em Estudos Literários, Crítica e Narrativa, pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP), 2011; Mestra em Estudos Literários e Graduada em Letras pela UNESP.