NA PALMA DA MÃO DE LÚCIFER: O GÓTICO EM ANJO: A FACE DO MAL, DE NELSON MAGRINI

Conteúdo do artigo principal

Resumo

RESUMO: O presente artigo tem por objetivo demonstrar a presença do Gótico em Anjo: a face do mal (2004), romance do escritor brasileiro Nelson Magrini, por meio de uma análise mais abrangente das três frentes narrativas que compõem a obra e de uma análise mais detida de três de seus protagonistas, quais sejam as personagens Lúcifer e Lucas e a criatura denominada anjo no título e ao longo do enredo da obra. Para tanto, se tomará a ideia derridiana de iteração, o jogo de repetições e interações que gera e subverte sentidos, entre as Artes das Trevas — os operadores discursivos do Gótico na ficção e literatura —, a ideia e as características formal-conteudísticas do Novo Horror brasileiro segundo Matangrano e Tavares (2018), e o modus operandi de construção literária-ficcional desenvolvido por Magrini em seu fazer artístico.

Palavras-chave: Anjo: a face do mal; Nelson Magrini; Gótico; Gótico brasileiro; Novo Horror brasileiro; iteração.

 

ABSTRACT: This article aims to demonstrate the presence of the Gothic in the novel Anjo: a face do mal (Angel: the Face of Evil, 2004), written by the Brazilian writer Nelson Magrini, through a broader analysis of the three narrative cores that compose the work, and a closer, or more specific, analysis of three of its protagonists, namely Lúcifer, Lucas, and the creature called “anjo” (“angel”) in the title and along the plot of the novel. To achieve this purpose, it will be used the Derridean idea of iteration, the game of repetitions and interactions that generates and subverts meaning, among the Arts of Darkness — the discursive operators of the Gothic in fiction and literature —, the idea and the form-and-content characteristics of the Brazilian New Horror according Matangrano and Tavares’s (2018) theory, and the modus operandi of literary and fictional construction developed by Magrini in his artistic making.

Keywords: Anjo: a face do mal; Angel: the Face of Evil; Nelson Magrini; Gothic; Brazilian Gothic; Brazilian New Horror; iteration.

Detalhes do artigo

Como Citar
Rossi, C. (2022). NA PALMA DA MÃO DE LÚCIFER: O GÓTICO EM ANJO: A FACE DO MAL, DE NELSON MAGRINI. Abusões, 19(19). https://doi.org/10.12957/abusoes.2022.66462
Seção
Gótico Ibero-americano: produções góticas na Península Ibérica e na América Latina
Biografia do Autor

Cido Rossi, UNESP

Cido Rossi é professor de Literatura Inglesa na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP em Araraquara, SP, onde também realizou sua graduação, mestrado e doutorado. Atua no curso de graduação em Letras e no Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da mesma instituição. Atualmente, desenvolve pesquisas e orientações sobre o Gótico, o Fantástico e a Fantasia sob as perspectivas da Desconstrução derridiana, da Psicanálise freudiana-junguiana e dos pós-estruturalismos. É líder do grupo de pesquisa Vertentes do Fantástico na Literatura (UNESP/CNPq) e membro dos grupos de pesquisa Estudos do Gótico (UERJ/CNPq) e Nós do Insólito (UERJ/CNPq). É pesquisador Produtividade em Pesquisa do CNPq – nível 2 (processo: 311165/2021-4).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0428069285054155

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3930-1284

e-mail: aparecido.rossi@unesp.br