A ESPACIALIDADE GÓTICA NA DRAMATURGIA DE LÚCIO CARDOSO E OS IMPASSES DA RECEPÇÃO CRÍTICA COM O ESCRAVO (1943) E ANGÉLICA (1950)

Conteúdo do artigo principal

Leonardo Ramos Botelho Gomes

Resumo

Este artigo pretende apresentar parte da dramaturgia de Lúcio Cardoso, sendo estas O escravo (1943) e Angélica (1950), por meio de excertos específicos no que concerne à espacialidade gótica, num recorte teórico da topoanálise, a fim de demonstrarmos a “maquinaria gótica” como estruturante do texto dramático. Em complementaridade, exemplificamos a recepção crítica de tais produções, registradas, sobretudo, em periódicos cariocas. Desse modo, não apenas projetamos o teatro cardosiano em pesquisa acadêmica, mas também o indicamos em sua correspondência à tradição gótica literária, fator que pode ter contribuído para uma recepção crítica conflituosa no período.

Detalhes do artigo

Como Citar
Ramos Botelho Gomes, L. (2022). A ESPACIALIDADE GÓTICA NA DRAMATURGIA DE LÚCIO CARDOSO E OS IMPASSES DA RECEPÇÃO CRÍTICA COM O ESCRAVO (1943) E ANGÉLICA (1950). Abusões, 19(19). https://doi.org/10.12957/abusoes.2022.65523
Seção
Gótico Ibero-americano: produções góticas na Península Ibérica e na América Latina