O ESPAÇO-TEMPO COMO PERCEPÇÃO GEOMÉTRICA DA REALIDADE NA FICÇÃO CONTEMPORÂNEA

Conteúdo do artigo principal

Diego Addan Gonçalves

Resumo

Os conceitos de modelagem espaço-temporais estão bem definidos nos campos da geometria e matemática, com representações tridimensionais consolidadas como o Tesseract, ou hipercubo. Embora estas representações funcionem em ambientes baseados em coordenadas espaciais, mesmo na computação e matemática, um objeto quadridimensional ainda varia de contexto e aplicação. Ainda mais desafiador é imaginarmos uma realidade com estas características aplicado a experiências visuais e a navegação em um ambiente deste tipo. Este trabalho investiga as representações espaço-temporais observadas nas artes e literatura contemporânea aplicadas na representação ou descrição de realidade, analisando seu paralelo com as modelagens 4D computacionais apontando como este tipo de ambiente pode ser corretamente descrito e as limitações narrativas aplicadas a estes objetos. A discussão apresentada neste trabalho tem como objetivo apontar como os conceitos de objetos quadridimensionais se apresentam na cultura contemporânea, e como estas descrições podem caminhar com as descobertas computacionais.

Detalhes do artigo

Como Citar
Gonçalves, D. A. (2022). O ESPAÇO-TEMPO COMO PERCEPÇÃO GEOMÉTRICA DA REALIDADE NA FICÇÃO CONTEMPORÂNEA. Abusões, 17(17). https://doi.org/10.12957/abusoes.2022.63845
Seção
Tendências do insólito ficcional na terceira década do Século XXI
Biografia do Autor

Diego Addan Gonçalves, Universidade Federal do Paraná

Pósdoutorando na Universidade de Campinas. Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Paraná. Trabalho com pesquisas em Computação Gráfica, Expressões Faciais e Acessibilidade.