POR QUE RETORNAR À NARRATIVA DA MADRASTA NA CONTEMPORANEIDADE?

Conteúdo do artigo principal

Lívia Maria de Oliveira

Resumo

Os contos de fadas que apresentam uma madrasta em seu enredo parecem familiar: uma madrasta má, um pai ausente, uma mãe morta, uma criança inocente. A mãe que é substituída por uma antagonista faz parte das narrativas que conquistaram maior aceitação ou popularidade. Na cultura popular, a madrasta se torna uma caricatura má, egoísta e cruel. Suas características exageradas estão na psique da cultura do povo, de modo que a expressão “madrasta malvada” se tornou um conceito embutido na consciência coletiva de nossa sociedade moderna. Comumente, lemos a história de Branca de Neve a partir da perspectiva patrilinear. Não adentramos o reino mágico pela percepção da rainha que se tornou viúva e, logo em seguida, se tornará madrasta. Na versão tradicional, não é apresentado o motivo de a madrasta odiar a enteada a partir de seu primeiro contato. A partir dessas considerações, o processo revisionista contemporâneo trabalha em prol de lançar um novo olhar para a figura da madrasta, retornando ao seu passado, a fim de compreender as motivações de sua vilania. Esse retorno à narrativa dessa vilã dialoga com a perspectiva pós-moderna de abertura e integração da oscilação entre o bem e o mal, não estabelecendo significados fixos e imutáveis e libertando os contos de suas amarras ideológicas e discursivas.

Detalhes do artigo

Como Citar
de Oliveira, L. M. (2022). POR QUE RETORNAR À NARRATIVA DA MADRASTA NA CONTEMPORANEIDADE?. Abusões, 17(17). https://doi.org/10.12957/abusoes.2022.60895
Seção
Tendências do insólito ficcional na terceira década do Século XXI
Biografia do Autor

Lívia Maria de Oliveira, UFU

Doutora em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, da Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Teoria Literária pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, da Universidade Federal de Uberlândia. Graduada em Letras (Português e Inglês) pela mesma instituição. Participou do Programa de Educação Tutorial, de 09/2009 a 10/2013, desenvolvendo projetos de pesquisa, ensino e extensão. Desenvolve pesquisa em Literaturas Brasileira e Estrangeira relacionadas à perspectiva revisionista nos contos de fadas.