MULHER-MÁQUINA-ANDROIDE-PUTA: FIGURAS FEMININAS NO UNIVERSO BLADE RUNNER

Conteúdo do artigo principal

Fabio Camarneiro
Patricia Guidoni

Resumo

Este artigo pretende analisar as personagens femininas do universo Blade Runner: a novela Androides sonham com ovelhas elétricas? (Do Androids Dream of Electric Sheep?, 1968), de Philip K Dick quanto os longas-metragens Blade Runner, o caçador de androides (Blade Runner, 1982), de Ridley Scott e Blade Runner 2049 (2017), de Denis Villeneuve. Para isso, serão utilizadas as teorias de Teresa de Lauretis, que pensa a construção social de gênero como fruto de uma tecnologia, e Donna J. Haraway, que nega as dicotomias entre mente e animal e humano, orgânico e máquina, público e privado, natureza e cultura, homem e mulher e, no lugar delas, defende o hibridismo representado pelo corpo ciborgue. Assim, percorremos a ficção científica e a teoria feminista contemporânea para perceber como feminismo e tecnologia possuem, mais do que pontos de contato, afinidades constitutivas.

Detalhes do artigo

Como Citar
Camarneiro, F., & Guidoni, P. (2021). MULHER-MÁQUINA-ANDROIDE-PUTA: FIGURAS FEMININAS NO UNIVERSO BLADE RUNNER. Abusões, 16(16). https://doi.org/10.12957/abusoes.2021.57926
Seção
Gótico, Fantástico e Ficção Científica: séries cinematográficas, televisivas e de streamings
Biografia do Autor

Fabio Camarneiro, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Fabio Camarneiro é doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP e mestre em Comunicação Impressa e Audiovisual pela mesma instituição. É professor no curso de Cinema e Audiovisual e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional - PPGPSI, ambos na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.