O FANTÁSTICO MUNDO POSSÍVEL DO ESPAÇO MATERIAL: ALGUNS DESDOBRAMENTOS ENTRE A LITERATURA E A SÉRIE GOT

Conteúdo do artigo principal

Patrícia Azambuja
Leonardo Mota

Resumo

Os mundos imaginados da fantasia são, em algumas circunstâncias, efeitos decorrentes das visualidades fixadas em referências históricas e memórias visuais, convertidas em atmosfera fílmica, ou seja, percepções acerca dos comportamentos, personalidades, caracterizações formais e espaciais das representações narrativas. Com base no argumento central da série televisiva Game of Thrones - a rivalidade como protagonista - este ensaio elabora um quadro exploratório que busca descrever os principais recursos técnicos utilizados para equacionar as dimensões materiais do espaço construído para a série, assim como, seus principais efeitos psicológicos, utilizando como referência as estratégias de verossimilhança inicialmente articuladas no texto literário original. De eixos descritivo, utiliza a análise fílmica, de Francis Vanoye e Anne Golliot-Lété (1994), para decompor e analisar parte dos aspectos material/espacial e psicológicos, respectivamente.

Detalhes do artigo

Como Citar
Azambuja, P., & Mota, L. (2021). O FANTÁSTICO MUNDO POSSÍVEL DO ESPAÇO MATERIAL: ALGUNS DESDOBRAMENTOS ENTRE A LITERATURA E A SÉRIE GOT. Abusões, 16(16). https://doi.org/10.12957/abusoes.2021.57442
Seção
Gótico, Fantástico e Ficção Científica: séries cinematográficas, televisivas e de streamings
Biografia do Autor

Patrícia Azambuja, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Psicologia Social pela UERJ e Professora Associada do DCS/UFMA. É autora do livro Televisão Híbrida: recepção de TV sob a perspectiva sociotécnica da Teoria Ator-rede e coordenadora do projeto de pesquisa Mise-en-scène plástico: culturalmente construído ou pela imaginação subvertido? (financiados pela FAPEMA). Doutora Pesquisadora vincula ao OBEEC/ CNPq/ UFMA e NUPPI/ UFMA.

Leonardo Mota, Universidade Federal do Maranhão

Graduando em Rádio e Televisão pela UFMA