LUTO, NEGAÇÃO, ALUCINAÇÃO: UMA RADIOGRAFIA DO HORROR PSICOLÓGICO NA SÉRIE SERVANT, DE TONY BASGALLOP

Conteúdo do artigo principal

Resumo

O presente trabalho pretende investigar os mecanismos e os índices do que se convencionou chamar de “horror psicológico” a partir da série estadunidense Servant. Para tanto, inicialmente se procederá à conceituação do horror como efeito estético, à qual serão relacionados postulados advindos da teoria psicanalítica. Neste primeiro momento serão utilizados, como suporte teórico, excertos dos estudos Horror: A literary history, organizado por Xavier Aldana Reyes, Philosophy of horror, or Paradoxes of the heart, de Noël Carroll, e os ensaios “Horror and the Idea of Everyday Life: On Skeptical Threats in Psycho and The birds”, de Philip J. Nickel, e “O infamiliar”, de Sigmund Freud. A seguir, será verificado de que forma a série Servant apropria-se de conceitos da psicanálise, seja utilizando-os como topoi, seja incorporando-os à construção da atmosfera e à obtenção do efeito do horror. Dois textos vão balizar essa hipótese: o ensaio “Luto e melancolia”, também de Freud, e o artigo “Objetos transicionais e fenômenos transicionais”, contido em O brincar e a realidade, de Donald W. Winnicott. 


Detalhes do artigo

Como Citar
Nestarez, O. (2021). LUTO, NEGAÇÃO, ALUCINAÇÃO: UMA RADIOGRAFIA DO HORROR PSICOLÓGICO NA SÉRIE SERVANT, DE TONY BASGALLOP. Abusões, 16(16). https://doi.org/10.12957/abusoes.2021.57378
Seção
Gótico, Fantástico e Ficção Científica: séries cinematográficas, televisivas e de streamings
Biografia do Autor

Oscar Nestarez, FFLCH-USP

Ficcionista, tradutor, Mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP e Doutorando em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela FFLCH-USP, possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda pela ESPM (2002) e certificado de especialização em História da Arte pela FAAP (2011). É membro e parecerista do Grupo de Pesquisa Produções literárias e culturais para crianças e jovens II (FFLCH-USP). É sócio-fundador da Vohn Fine Content, empresa de marketing de conteúdo. Atualmente, ministra cursos livres e de curta duração, palestras, conferências, workshops e oficinas de narrativas literárias, tendo como objeto o fantástico e suas vertentes, destacando-se a ficção literária de horror. Como pesquisador e contista, lançou, em 2013, o estudo "Poe & Lovecraft: um ensaio sobre o medo na literatura"; em 2014, a antologia de contos "Sexorcista e outros relatos insólitos"; e, em 2016, outra coletânea de histórias curtas, "Horror Adentro", publicada por meio de concurso realizado pela editora Kazuá. Como romancista, publicou "Bile Negra" em 2017 (editora Empíreo), que recebeu o Prêmio Aberst - Associação Brasileira de Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror - de melhor romance de horror. Também teve contos selecionados para antologias por meio de outros concursos literários, como os prêmios Miró de Literatura (2015) e Águas do Tijuco (2014). Como tradudor, já verteu importantes obras para o português, como O Castelo de Otranto, de Horace Walpole (ed. Novo Século), e dois relatos da trilogia Auguste Dupin - O primeiro detetive (ed. Novo Século), de Edgar Allan Poe. Também é colunista da revista Galileu, para a qual escreve sobre literatura de horror.