HORROR, VIOLÊNCIA E EPIDEMIA: O INSÓLITO NAS NARRATIVAS DE MARIANA ENRÍQUEZ E JUAN MIGUEL AGUILERA

Conteúdo do artigo principal

Ivan Rodrigues Marinho
Ana Lúcia Trevisan

Resumo

Os textos literários permitem situar – narrativa e discursivamente – as doenças e as epidemias no âmbito de suas tramas ficcionais, construindo, a sua maneira, distintos mosaicos que refletem o mais imediato e o mais profundo dos tempos de ameaça pandêmica. Por sua vez, o horror, entendido como gênero, ao longo da história literária também instrumentaliza de maneira expressiva a imagem e a presença da doença, seja como tema, metáfora ou estrutura linguístico-literária. A partir dessa ideia, este trabalho estuda os contos “Las cosas que perdimos en el fuego” da argentina Mariana Enríquez e “Pureza de sangre” do espanhol Juan Miguel Aguilera buscando perceber como se propõe o tema da epidemia, bem como suas problematizações, utilizando o horror para compor as dimensões imagináveis e inimagináveis. Nas narrativas estudadas, o insólito se instaura e revela a opressão social e o silenciamento feminino, vistos como fenômenos doentios, patológicos, epidêmicos e imanentes às realidades contemporâneas. Uma epidemia de mulheres queimadas em Buenos Aires e una pandemia do vírus ebola, localizada em um mundo tomado por uma ditadura teocrática, são as realidades que se apresentam nos contos e provocam a leitura crítica dos sentidos do insólito e do horror, formas possíveis para compreender os muitos sentidos do medo e da ameaça.

Detalhes do artigo

Como Citar
Marinho, I. R., & Trevisan, A. L. (2021). HORROR, VIOLÊNCIA E EPIDEMIA: O INSÓLITO NAS NARRATIVAS DE MARIANA ENRÍQUEZ E JUAN MIGUEL AGUILERA. Abusões, 15(15). https://doi.org/10.12957/abusoes.2021.55014
Seção
“Ficções e epidemias – paisagens, políticas e catástrofes”
Biografia do Autor

Ivan Rodrigues Marinho, Universidade Presbiteriana Mackenzie

É graduando em Letras (Português/Inglês) pelo Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). No período de 2019-2020, desenvolveu a pesquisa de Iniciação Científica "Leitura, Literatura e Dialética: dimensões do sistema literário aplicadas à leitura de contos fantásticos contemporâneos", sob orientação da Profa. Dra. Ana Lúcia Trevisan, e com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Participa do grupo de pesquisa "Narrativas históricas e insólitas", coordenado pela Profa. Dra. Ana Lúcia Trevisan, do Programa de Pós-graduação em Letras da UPM. Atualmente, é presidente da Liga Acadêmica de Letras, por meio da qual são desenvolvidos projetos de extensão e pesquisa aos alunos do curso de graduação em Letras.

Ana Lúcia Trevisan, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Ana Lúcia Trevisan possui doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo na área de Literatura Espanhola e Hispano-Americana. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie onde desenvolve pesquisa na área dos estudos literários com ênfase na Literatura Brasileira e Hispano-americana, principalmente nos temas relacionados à literatura latino-americana contemporânea, às relações dialógicas entre discurso histórico e literário e aos limites da narrativa fantástica. 
Nos últimos anos tem apresentado trabalhos em congressos nacionais e internacionais e publicado ensaios em revistas literárias, bem como capítulos em livros no Brasil e no exterior. Publicou o libro O espelho fragmentado de Carlos Fuentes: literatura e história em Terra Nostra (2008), que estuda os limites do discurso histórico e literário e elabora uma reflexão sobre a cultura ibérica e hispano-americana