REPETIÇÃO SEM REPLICAÇÃO: ADAPTAÇÃO E FOCALIZAÇÃO EM WESTWORLD

Conteúdo do artigo principal

Allana Dilene de Araújo de Miranda
Luiz Antonio Mousinho Magalhães

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar o seriado da HBO Westworld (Jonathan Nolan; Lisa Joy, 2016-) como adaptação do filme Westworld (Michael Crichton, 1973). A análise irá se deter especialmente nas duas primeiras temporadas, embora faça considerações envolvendo a terceira. Para tanto, iniciaremos com considerações a respeito do gênero da ficção científica, e em seguida, lança mão da teoria da adaptação de Linda Hutcheon (2013), pensando a adaptação pelo seu viés duplo — enquanto produto e processo de criação, relacionando-o à ideia de narrativa complexa, de Jason Mittel (2015). Também traçaremos paralelos com o modelo proposto por Robert Stam (2006), além das considerações discursivas acerca da focalização utilizada no seriado e no filme, baseando-se no modelo de estudo elaborado por Gérard Genette (2017) com complementações de Carlos Reis (2018). Este trabalho também traça alguns dos intertextos encontrados na série, identificando-os como índices que contribuem para a complexificação da narrativa, além de um discurso permeado a diversas referências aos videogames.

Detalhes do artigo

Como Citar
Miranda, A. D. de A. de, & Mousinho Magalhães, L. A. (2021). REPETIÇÃO SEM REPLICAÇÃO: ADAPTAÇÃO E FOCALIZAÇÃO EM WESTWORLD. Abusões, 16(16). https://doi.org/10.12957/abusoes.2021.54991
Seção
Gótico, Fantástico e Ficção Científica: séries cinematográficas, televisivas e de streamings
Biografia do Autor

Allana Dilene de Araújo de Miranda, UFPB - Universidade Federal da Paraíba

Graduada, Mestre e Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Tem interesse em áreas de pesquisa envolvendo cinema e literatura, com enfoque na ficção especulativa. Atua como técnica-administrativa junto à Universidade Federal da Paraíba. 

Luiz Antonio Mousinho Magalhães, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Teoria e história literária na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor Titular da UFPB – Campus I, atuando nos cursos de graduação, mestrado e doutorado, nos Programas de Pós-Graduação em Letras e de Comunicação e Culturas Midiáticas.