IMAGENS MÍTICAS E FANTÁSTICAS EM “OS COMENSAIS”, DE MURILO RUBIÃO

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Daniele Aparecida Pereira Zaratin
Rodrigo de Freitas Faqueri

Resumo

Este estudo se propõe a analisar o conto “Os comensais” (1974), de Murilo Rubião, a partir de uma dupla perspectiva interpretativa complementar: por um lado, indicaremos e refletiremos sobre presença de referências e simbologias míticas no conto do autor mineiro e, por outro, analisaremos os procedimentos linguístico-temáticos que dialogam com a estética do fantástico e que colaboram para a plurissignificação da composição do espaço narrativo. Para tanto, utilizaremos o apoio teórico de estudos como os realizados por Eliade (1963), Graves (2008), Sardas (2014) e Magri (2018), referentes à esfera mítico-simbólica, e de Furtado (1980), Schwartz (1981), Ceserani (2006), Batalha (2007) e Frois (2009), no que tange ao universo do fantástico. Com isso, esperamos sublinhar a singularidade da escrita rubiana e sua indiscutível presença como autor fantástico, precursor dessa estética na literatura brasileira.

 

Detalhes do artigo

Como Citar
Zaratin, D. A. P., & Faqueri, R. de F. (2021). IMAGENS MÍTICAS E FANTÁSTICAS EM “OS COMENSAIS”, DE MURILO RUBIÃO. Abusões, 14(14). https://doi.org/10.12957/abusoes.2021.53456
Seção
Rememorando Murilo Rubião. 105 anos de nascimento / 30 anos de morte
Biografia do Autor

Daniele Aparecida Pereira Zaratin, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisadora das literaturas hispanoamericana e brasileira, especialmente acerca daquelas que dialogam com as vertentes do insólito ficcional.