“O INSIGNIFICANTE É O CRIME”: SOBRE O ROMANCE DE ENIGMA E O NÃO-NATURAL EM O DELFIM.

Conteúdo do artigo principal

Gabriella Campos Mendes

Resumo

O presente trabalho pretende discutir a categoria do insólito a partir da ideia de não-naturalidade, explorando a presença de estratégias narrativas consideradas não-naturais nos níveis da história e do discurso, além da sua conformação na ficção policial. Para demonstrar como o emprego de estratégias não-naturais pode afetar a própria adequação de uma obra literária ao gênero ao qual ela estaria filiada, utiliza-se como exemplo o romance português O Delfim, de José Cardoso Pires, buscando aporte teórico, sobretudo, na Narratologia Não-Natural.

Detalhes do artigo

Como Citar
Mendes, G. C. (2020). “O INSIGNIFICANTE É O CRIME”: SOBRE O ROMANCE DE ENIGMA E O NÃO-NATURAL EM O DELFIM. Abusões, 13(13). https://doi.org/10.12957/abusoes.2020.49374
Seção
O insólito em narrativas de crime, mistério e investigação
Biografia do Autor

Gabriella Campos Mendes, Universidade de Coimbra

Doutoranda do Programa de Doutoramento em Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de Coimbra. É bolsista da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT-PT) e integra o Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra como investigadora colaboradora do projeto “Figuras da Ficção”.