A INVESTIGAÇÃO E O INSÓLITO EM “TLÖN, UQBAR, ORBIS TERTIUS”

Conteúdo do artigo principal

Murilo Eduardo dos Reis

Resumo

O tema do artigo é o estudo do insólito em uma narrativa de mistério da autoria de Jorge Luis Borges. O objetivo é verificar como se dá o entrelaçamento de eventos estranhos com uma história de investigação. O corpus é composto por “Tlön, Uqbar, Orbis Tertius”, conto que integra o volume Ficções (2007) e tem como um de seus temas a hesitação de personagens leitores que se deparam com uma edição de enciclopédia que apresenta artigo sobre Uqbar, país que não consta no mapa. Assim, tomamos como apoio teórico textos críticos e analíticos de estudiosos que tratam de narrativas detetivescas e fantásticas, da obra de Jorge Luis Borges e de aspectos da narrativa, tais como Boileau e Narcejac (1990), Sandra Lúcia Reimão (1983), Tzvetan Todorov (2013) e Ricardo Piglia (2006).

Detalhes do artigo

Como Citar
dos Reis, M. E. (2020). A INVESTIGAÇÃO E O INSÓLITO EM “TLÖN, UQBAR, ORBIS TERTIUS”. Abusões, 13(13). https://doi.org/10.12957/abusoes.2020.48973
Seção
O insólito em narrativas de crime, mistério e investigação
Biografia do Autor

Murilo Eduardo dos Reis, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduou-se em Letras na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara/SP entre os anos de 2010 e 2014. Durante esse período, desenvolveu pesquisas na área de Teoria e Crítica Literária, cujos títulos foram "A violência atmosférica na narrativa de Rubem Fonseca", "Manifestações literárias da violência em narrativas de Sagarana de João Guimarães Rosa" e "Agosto: história e notas jornalísticas num romance policial". Em 2018, obteve o título de mestre no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara/SP, seguindo a linha de Teoria e Crítica da Narrativa. A pesquisa tem como título a "Caracterização do romance policial em Rubem Fonseca". Em 2019, iniciou doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara/SP que tem como tema a aproximação entre o jornalismo sensacionalista e a literatura praticada por Rubem Fonseca, tanto no que diz respeito ao tema quanto à linguagem. Atua como professor de línguas portuguesa e alemã.