CONTROLE DOS CORPOS, GESTÃO DOS AFETOS E DISTOPIA: LÓGICAS DE PODER EM 1984 E WHITE BEAR

Conteúdo do artigo principal

Marise Lourenço
Pascoal Farinaccio

Resumo

A partir da reflexão sobre a distopia enquanto gênero, nos parece caro refletir sobre os elementos narrativos que a constituem, bem como sobre as táticas textuais que lhe são pertencentes. Entendendo a distopia como um texto que se produz a partir de estratégias que nos fazem pensar sobre a nossa realidade social (MOYLAN, 2000) pretendemos voltar nossas observações para analisar como se constituem as seguintes obras: 1984, de George Orwell, e o episódio White Bear, da série Black Mirror. Assumindo que as distopias analisadas possuem, em sua constituição, um trabalho que reflete sobre as lógicas de poder utilizadas nas sociedades que espelham, o presente trabalho busca compreender como as dinâmicas de poder e suas lógicas são trabalhadas no gênero, bem como suas alocações apontam para uma reflexão do âmbito social tanto na sociedade de Orwell, quanto na apresentada pela série. Nesse sentido, buscamos observar como esses pontos sinalizam apontamentos para elementos presentes em nosso cenário social, que são utilizados nas obras tanto em caráter de espelhamento quanto de denúncia.

Detalhes do artigo

Como Citar
Lourenço, M., & Farinaccio, P. (2020). CONTROLE DOS CORPOS, GESTÃO DOS AFETOS E DISTOPIA: LÓGICAS DE PODER EM 1984 E WHITE BEAR. Abusões, 12(12). https://doi.org/10.12957/abusoes.2020.47831
Seção
A distopia e o gótico
Biografia do Autor

Marise Lourenço, Universidade Federal Fluminense

Licenciada em Letras: Português-Literaturas (UFRJ) e Mestranda em Estudos de Literatura (UFF), bolsista CNPq.

Pascoal Farinaccio, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Letras / Português pela Universidade de São Paulo (1996), Mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (1999), Doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Pós-Doutorado pela Università di Bologna / Itália (2016). Atualmente é professor associado de literatura brasileira no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando nos cursos de graduação e pós-graduação.