MARGINAIS DE UM PASSADO FUTURISTA: O NASCIMENTO DO GÊNERO STEAMPUNK NOS EUA E SUA PRIMEIRA RECEPÇÃO NO BRASIL
Resumo
No decorrer da década de 1980, muitos escritores de ficção científica e fantasia reinterpretaram o espírito “punk” da década anterior, enfatizando cenários insólitos, realidades alternativas e fantasias alocadas no passado ou no futuro. Um elemento central a essas histórias era a presença de heróis marginais, páreas sociais e minorias étnicas que pouco espaço ganharam em exemplares do gênero nas décadas anteriores, uma vez que seus respectivos autores ainda preferiam heróis caucasianos idealizados, vítimas femininas em perigo e ameaças malignas, de preferência de origem intergaláctica ou oriental. Na contracorrente dessa produção, três autores estadunidenses passaram a produzir histórias nas quais a revisão fantástica do passado preconizou problemas sociais e reflexões políticas pertinentes ao seus tempos. Neste ensaio, analisarei três romances considerados fundadores do gênero, bem como seu impacto nos anos seguintes tanto sobre a produção steampunk como também no cenário literário brasileiro.
Palavras-chave
DOI: https://doi.org/10.12957/abusoes.2020.46466
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Revista Abusões
e-ISSN: 2525-4022