UMA LEITURA STEAMPUNK DA OBRA A LIÇÃO DE ANATOMIA DO TEMÍVEL DR. LOUISON (2014), DE ENÉIAS TAVARES

Conteúdo do artigo principal

Adriana Claudia Martins
Suellen Cordovil da Silva

Resumo

Neste artigo temos como objetivo analisar os elementos do subgênero de ficção científica intitulado steampunk a partir da obra A lição de anatomia do temível Dr. Louison (2014), de autoria de Enéias Tavares. Os estudos de Causo (2015), Pegoraro (2012a; 2012b) e Roberts (2018) são as bases que fundamentam teoricamente o estudo. Neste texto consideramos a relação dos personagens de domínio público dos clássicos da literatura nacional e investigamos como esses personagens foram recriados nesta narrativa steampunk. Assim, averiguamos as características ficcionais dessa narrativa imbricando-as à ficção considerada. Neste ínterim, apreendemos que a ficção científica alcançou seu espaço com a Revolução Industrial e com a mobilização dos recursos da ciência, os quais contribuíram para o desenvolvimento dos conceitos científicos.

 

Detalhes do artigo

Como Citar
Martins, A. C., & da Silva, S. C. (2020). UMA LEITURA STEAMPUNK DA OBRA A LIÇÃO DE ANATOMIA DO TEMÍVEL DR. LOUISON (2014), DE ENÉIAS TAVARES. Abusões, 11(11). https://doi.org/10.12957/abusoes.2020.46361
Seção
O boom da ficção científica (FC)
Biografia do Autor

Adriana Claudia Martins, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS

Adriana Claudia MartinsDoutora em Educação - UFSMProfessora Voluntária - UFSMDoutoranda em Letras - Estudos Literários - UFSMMestre em Letras - Estudos Linguísticos - UCPelEspecialista em Língua Portuguesa e Literatura; Graduada em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e respectivas Literaturas - UNIFRA

Suellen Cordovil da Silva, Universidade Federal de Santa Maria/RS Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Doutoranda em Letras - Estudos Litrários - UFSM

Professora Assistente Nível II na UNIFESSPA

Mestre em Letras - Estudos Literários