UMA LEITURA STEAMPUNK DA OBRA A LIÇÃO DE ANATOMIA DO TEMÍVEL DR. LOUISON (2014), DE ENÉIAS TAVARES

Adriana Claudia Martins, Suellen Cordovil da Silva

Resumo


Neste artigo temos como objetivo analisar os elementos do subgênero de ficção científica intitulado steampunk a partir da obra A lição de anatomia do temível Dr. Louison (2014), de autoria de Enéias Tavares. Os estudos de Causo (2015), Pegoraro (2012a; 2012b) e Roberts (2018) são as bases que fundamentam teoricamente o estudo. Neste texto consideramos a relação dos personagens de domínio público dos clássicos da literatura nacional e investigamos como esses personagens foram recriados nesta narrativa steampunk. Assim, averiguamos as características ficcionais dessa narrativa imbricando-as à ficção considerada. Neste ínterim, apreendemos que a ficção científica alcançou seu espaço com a Revolução Industrial e com a mobilização dos recursos da ciência, os quais contribuíram para o desenvolvimento dos conceitos científicos.

 


Palavras-chave


A lição de anatomia do temível Dr. Louison; steampunk; ficção científica; Revolução Industrial

Texto completo:

Leitura / Impressão


DOI: https://doi.org/10.12957/abusoes.2020.46361

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Abusões
e-ISSN: 2525-4022