AUTORIA DE MULHERES NO CINEMA DE FICÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRO: OUTRAS PERSPECTIVAS PARA O FEMINISMO CONTEMPORÂNEO

Conteúdo do artigo principal

Carolina de Oliveira Silva

Resumo

Este artigo pretende desenvolver uma reflexão acerca da perspectiva de cineastas mulheres no cinema brasileiro a partir de um recorte que abarque a cinematografia de ficção científica nacional. Ao abordar o filme Kenoma (1998) de Eliane Caffé e Acquaria (2003) de Flávia Moraes, essa pesquisa pretende questionar: quais as contribuições do gênero para o desenvolvimento de um olhar feminino? Quais as perspectivas para uma FC brasileira em meio as prerrogativas do feminismo contemporâneo? Ao analisar os meios de representação para as personagens femininas, a utilização do corpo como um dos meios de contestação e as temáticas ambientais – a falta de água e o modo de vida primitivo – abordados no filme, a hipótese é de que, mesmo confirmando a escassez quanto a autoria, a própria FC científica brasileira resguarda aproximações muito contundentes com a história das mulheres no país, assim como, possui muito a dizer sobre uma alternativa cada vez mais decisiva em nossa forma de convívio social.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, C. de O. (2020). AUTORIA DE MULHERES NO CINEMA DE FICÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRO: OUTRAS PERSPECTIVAS PARA O FEMINISMO CONTEMPORÂNEO. Abusões, 11(11). https://doi.org/10.12957/abusoes.2020.46132
Seção
O boom da ficção científica (FC)
Biografia do Autor

Carolina de Oliveira Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie desde fevereiro de 2018 com a pesquisa "ELAS ESTÃO ENTRE NÓS! Corpos presentes, femininos ausentes no cinema de ficção científica brasileiro" sob orientação da Profa. Dra. Rosana Schwartz, mestre em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM), sob a orientação do Prof. Dr. Rogério Ferraraz, concluiu sua dissertação "Ausentes, Vingativas, Irreverentes, Infantis: as personagens femininas na obra de Quentin Tarantino" em setembro de 2017, é também especialista em "História da Arte: Teoria e Crítica" pela Universidade Paulista de Artes, concluiu a graduação em "Comunicação Social - Rádio, TV e Internet" pela UAM em 2014 com o mockumentary "Dormiu no Ponto" e é formada também em Fotografia e Design Gráfico, possui experiência em televisão como estagiária nas áreas de Jornalismo, Produção Infantil e Departamento de Artes (Fundação Padre Anchieta), é editora de vídeo e atualmente trabalha como professora de Cinema, Rádio e TV no SENAC.