O ESTRANHO BATE À PORTA: O INSÓLITO E O MEDO NO CONTO “EPPURE BATTONO ALLA PORTA” DE DINO BUZZATI

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Claudia Fernanda de Campos Mauro
Vanessa Matiola

Resumo

As obras literárias do italiano Dino Buzzati são marcadas pela angústia que o autor insere em sua escrita. Seus contos geralmente são estudados como narrativas fantásticas por trazerem um elemento sobrenatural com frequência. Este elemento, por sua vez, é o que faz com que as personagens experimentem uma inquietação angustiante. Contudo, outro possível aspecto que se destaca nas narrativas curtas buzzatianas é o insólito enquanto desencadeador da angústia, uma vez que o é tudo aquilo que foge da realidade de um indivíduo. Ao passar por uma experiência insólita, um sujeito vê todas as suas verdades, componentes que formam a base do seu conceito de “real”, desaparecerem. A sua realidade sólida, portanto, se dilui, o que faz com que ele experimente a angústia provocada por algo estranho. Dado que o ensaio “Das unheimliche” (traduzido como “O estranho” e “O inquietante”), de Sigmund Freud, trata justamente do estranho e é uma das bases fundamentais para o estudo do insólito, este artigo procurará relacionar a teoria freudiana do estranho com o insólito e com o medo dentro do conto “Eppure battono alla porta”, do escritor italiano Dino Buzzati.

Detalhes do artigo

Como Citar
de Campos Mauro, C. F., & Matiola, V. (2019). O ESTRANHO BATE À PORTA: O INSÓLITO E O MEDO NO CONTO “EPPURE BATTONO ALLA PORTA” DE DINO BUZZATI. Abusões, 10(10). https://doi.org/10.12957/abusoes.2019.43502
Seção
Das unheimliche, “o inquietante”
Biografia do Autor

Claudia Fernanda de Campos Mauro, Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara (Unesp - FCLAr)

Claudia Fernanda de Campos Mauro. Possui doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela USP e pós-doutorado pela Università degli Studi di Firenze. Atualmente é professor de graduação e pós-graduação do Departamento de Letras Modernas da Unesp - FCLAr, membro de corpo editorial da Revista de Letras (Unesp, impresso) e membro de corpo editorial da Revista de Letras (Unesp, online). Atua principalmente na área de literatura italiana do século XX. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3083005309004357. Contato: claudia.mauro@unesp.br

Claudia Fernanda de Campos Mauro. Possui doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela USP e pós-doutorado pela Università degli Studi di Firenze. Atualmente é professor de graduação e pós-graduação do Departamento de Letras Modernas da Unesp - FCLAr, membro de corpo editorial da Revista de Letras (Unesp, impresso) e membro de corpo editorial da Revista de Letras (Unesp, online). Atua principalmente na área de literatura italiana do século XX. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3083005309004357. Contato: claudia.mauro@unesp.br.

Vanessa Matiola, Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara (Unesp - FCLAr)

Possui licenciatura e bacharelado em Letras com habilitação em português/inglês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (Unesp - FCLAr). Realizou a graduação com bolsa de estudos pela Fundação Vunesp - Convênio Unesp/Vunesp/SEE-SP, pesquisando na área de Literatura Italiana. É aluna do programa de pós-graduação em Estudos Literários da Unesp - FCLAr e bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), realizando pesquisa na área de Literatura Italiana. Também é aluna de graduação do curso de Letras por reingresso com habilitação em italiano na Unesp - FCLAr. É colaboradora voluntária do Projeto Teletandem na mesma instituição.