OS SONHOS FAMILIARES EM EL MATERIAL HUMANO (2009), DE RODRIGO REY ROSA

Conteúdo do artigo principal

Rodrigo de Freitas Faqueri

Resumo

Este artigo traz à tona um olhar sobre a literatura centro-americana a partir de um estudo realizado sobre o romance El Material Humano (2009), do escritor guatemalteco contemporâneo Rodrigo Rey Rosa. Como representante centro-americano, Rey Rosa apresenta as muitas faces de uma localidade imensamente rica para análises e estudos profundos, uma vez que seus textos possuem uma primorosa singularidade, construindo um projeto estético para ressignificar a identidade centro-americana e guatemalteca. Em El material humano (2009), encontra-se a história de uma personagem que consegue autorização para estudar os arquivos da Polícia Nacional Guatemalteca encontrados por acaso em um antigo hospital militar desativado. Entre sua busca pelos acontecimentos históricos que preenchem os arquivos da PNG e a sua vida, o protagonista se vê imerso em sonhos que lhe são extremamente familiares, mas que lhe causam um desconforto enorme exatamente por esta familiaridade e pela proximidade com a realidade em que ele está inserido. Assim, as indagações da personagem são sempre permeadas pelas suas experiências reais atreladas às situações consideradas do universo insólito.

Detalhes do artigo

Como Citar
de Freitas Faqueri, R. (2019). OS SONHOS FAMILIARES EM EL MATERIAL HUMANO (2009), DE RODRIGO REY ROSA. Abusões, 10(10). https://doi.org/10.12957/abusoes.2019.43495
Seção
Das unheimliche, “o inquietante”
Biografia do Autor

Rodrigo de Freitas Faqueri, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Itaquaquecetuba

Doutor em Letras com ênfase em Literatura Guatemalteca pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, tendo como tema central a estética da violência na obra de Rodrigo Rey Rosa. Participou do PDSE ofertado pela CAPES na Universidad Nacional de Costa Rica. Mestre em Letras também pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com ênfase nas Literaturas Brasileira e Argentina, tendo como temas principais os estudos em Mito, Reatualização Mítica, Dialogismo e Hipertextualidade (2013). Graduado em Licenciatura em Letras Habilitação Pot./Esp. pela mesma instituição em 2008. Atualmente é professor EBTT do IFSP - Campus Itaquaquecetuba. Possui experiência em estudos da área de Letras, com ênfase em Línguas Portuguesa e Espanhola e suas respectivas literaturas assim como em Estudos Culturais.