TENSÕES ENTRE DESEJO E MORAL EM O ESPELHO DE GASTÃO CRULS

Conteúdo do artigo principal

André Gheti César

Resumo

O presente artigo elabora uma análise do conto O Espelho de Gastão Cruls. Nesta análise, o ponto central seria o antagonismo existente entre os valores cultivados pelo protagonista e sua mulher e os desejos que os mesmos possuem. A fim de auxiliar a compreensão do conto, reflete-se sobre o duplo enquanto possibilidade de interpretação de textos literários.  Neste conto, temos um duplo interior, onde o protagonista apresenta um conflito psíquico e uma cisão em seu âmago. Ainda no interior da temática do duplo e do conto, é também possível avaliar a presença de algumas oposições irreconciliáveis entre a espiritualidade e a corporeidade, o cristianismo e o paganismo, a virtude e o vício ou a repressão e a satisfação de impulsos sexuais. Ainda que apresente estas situações sem reconciliação, o conto de Cruls também indica que a emersão do outro não ocorre sem preconceitos e conflitos, mesmo que este estranho ao comum seja também próximo e familiar.

Detalhes do artigo

Como Citar
César, A. G. (2019). TENSÕES ENTRE DESEJO E MORAL EM O ESPELHO DE GASTÃO CRULS. Abusões, 10(10). https://doi.org/10.12957/abusoes.2019.42827
Seção
Das unheimliche, “o inquietante”
Biografia do Autor

André Gheti César, Universidade Estadual de Londrina

Formado em ciências sociais na Uel (2008), mestrado em filosofia na Uel (2013), mestrado em sociologia política na Ufsc (2017) e doutorando em Letras na Uel.