VAMPIRISMO E CLAUSURA DO DESEJO EM O DESCONHECIDO E ANGÉLICA, DE LÚCIO CARDOSO

Conteúdo do artigo principal

Fernando Monteiro de Barros
Leonardo Ramos Botelho Gomes

Resumo

Lúcio Cardoso (1912-1968) é um escritor mineiro que apresenta em sua obra uma presença marcante de muitos elementos derivados da tradição literária do Gótico. O tema do vampirismo aparece tanto em um sentido metafórico na obra de Lúcio – como na novela O desconhecido, de 1940 – quanto no sentido literal, com aspectos plenamente calcados no sobrenatural, como na peça teatral Angélica, de 1950. Ambos os textos apresentam um traço específico do vampirismo, o daquele no qual a criatura, desprovida de qualquer beleza ou atratividade sexual, adota o comportamento de uma ave de rapina, a fim de dar vazão ao desejo enclausurado. Tal traço confere a estas obras uma dimensão ontológica, condizente com a categoria de autor de romances psicológicos na qual Lúcio Cardoso é enquadrado pelo cânone literário brasileiro.

Detalhes do artigo

Como Citar
de Barros, F. M., & Gomes, L. R. B. (2019). VAMPIRISMO E CLAUSURA DO DESEJO EM O DESCONHECIDO E ANGÉLICA, DE LÚCIO CARDOSO. Abusões, 9(9). https://doi.org/10.12957/abusoes.2019.40835
Seção
As metamorfoses do vampiro na literatura e na cultura
Biografia do Autor

Fernando Monteiro de Barros, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Fernando Monteiro de Barros é Professor Adjunto de Literatura Brasileira na Faculdade de Formação de Professores da UERJ, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPLIN) e desenvolve pesquisa sobre literatura gótica brasileira. É membro pesquisador do grupo (CNPq) Estudos do Gótico.

Leonardo Ramos Botelho Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Leonardo Ramos Botelho Gomes é mestrando em Estudos Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPLIN), da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, onde desenvolve pesquisa sobre os aspectos góticos no teatro de Lúcio Cardoso, sob a orientação do professor Fernando Monteiro de Barros.